Imagem - Ocemg
Notícias

Seminário de Responsabilidade Social reúne cooperativistas mineiros em Belo Horizonte

13/12/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O XVI Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, que ocorreu ontem (12/12), no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte fecha o calendário de ações de responsabilidade social, ambiental e cultural realizadas durante a campanha do Dia de Cooperar 2022 pelas coops mineiras.

Na ocasião, cerca de 250 pessoas estiveram presentes durante o encontro, acompanhando uma vasta programação que contou com os temas importantes como Cooperativismo, ESG e Compromisso Social, além de momentos de interação.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu os trabalhos do Seminário relembrando: “a responsabilidade social é muito importante, mas não é prioritário. Ele é sempre atrelado pelo econômico. É preciso ter um negócio bem-feito, com resultado positivo e deste resultado extrair o recurso para as ações de responsabilidade social”. Como desafio, ele pediu os cooperativistas presentes que ajudassem a atingir a meta de 500 ou 600 cooperativas participantes do Dia C nos próximos anos.

Em sua fala, o coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Guilherme Costa, agradeceu o convite para o evento e ressaltou que toda cooperativa deve ser embaixadora do Dia de Cooperar (Dia C), maior movimento de voluntariado cooperativista do país, nascido em Minas Gerais. “O Dia C tem o potencial de funcionar como uma vitrine para o cooperativismo. Ao conhecer as iniciativas das cooperativas, as pessoas se encantam e buscam conhecer mais sobre este segmento. Aconteceu assim comigo, quando, em 2014, participei da celebração do Dia de Cooperar na minha cidade natal, Londrina, conheci o cooperativismo e aqui estou até hoje”, contou.

De acordo com Rogério Diniz, diretor Administrativo e de Riscos do Sicoob Centro-Oeste, o momento das organizações focarem em ações em prol do ambiente e do social é urgente com vistas em deixar um legado para as próximas gerações. Ele destacou que a cooperativa já participa do Dia de Cooperar há muitos anos e o Seminário é um momento de ampliar conhecimentos para as próximas ações.

Programação

A fim de contextualizar a importância do ESG e do princípio do Interesse pela Comunidade, o presidente da Unimed Federação Minas, Luiz Otávio Fernandes de Andrade, apresentou o case Compromisso do Sistema Unimed com a Sustentabilidade. Ele contou sobre o Instituto Unimed Minas Gerais, criando em 2021 para ser o braço social do sistema no Estado. Para Andrade, além da vida ser o maior bem do ser humano, a vida boa deve ser possível para todos e a saúde e a cooperação são imprescindíveis para que isso ocorra.

Na sequência, a diretora de Relações Corporativas e Líder de Diversidade e Inclusão da Fundação Dom Cabral (FDC), Marina Pimenta falou sobre Coalizão Empresarial pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas. Ela apresentou dados alarmantes sobre violência contra a mulher e o que isso afeta no seu dia a dia, incluindo no ambiente de trabalho. “Por ano, as empresas perdem R$ 975 milhões devido às mulheres adoecidas”, frisando a importância das cooperativas conhecerem seus públicos e terem ações para eles.

Paula Harrraca, diretora de Futuro da ArcelorMittal, explanou sobre ESG: desafios para empresas e pessoas. Em analogia à Copa do Mundo, para ela, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são o verdadeiro time pelo qual toda a humanidade deve torcer. E disse mais: “responsabilidade social é o básico no mundo empresarial, você deve se perguntar agora é o que é ir além, porque sua organização existe e qual impacto ela vai deixar no mundo?”

Para fechar a programação, duas apresentações: a atração cultural com os Doutores da Alegria, Organização sem Fins Lucrativos que, há mais de 30 anos, leva a arte do palhaço para o universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

E a atriz, apresentadora e escritora brasileira Maitê Proença, apresentou ao público um monólogo, criado por ela durante a pandemia para ser apresentado virtualmente e com renda revertida, à época, para os profissionais das artes cênicas, intitulado- O enredo de cada um.

Clique aqui e confira as fotos do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg