Imagem - Ocemg
Notícias

Sicoob Engecred realiza painel online sobre cenário atual e o futuro do país

29/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sicoob Engecred promoveu, no dia 17 de novembro, um evento online com palestras do economista Maílson da Nóbrega e do jornalista Lourival Sant’Anna debateram sobre as expectativas, dificuldades e oportunidades para o Brasil nos próximos anos.

Os especialistas falaram sobre o tema ‘Perspectivas econômicas e reflexos do cenário global’ durante a sexta edição do Painel Cooperativismo Financeiro, que foi transmitido pelo canal do Sicoob Engecred no Youtube e atraiu participantes de diversos estados.

“Ter pessoas de várias regiões do país acompanhando a transmissão ao vivo reforça a praticidade do formato digital e demonstra a assertividade do tema escolhido para este ano, pois a população anseia por informações de qualidade sobre o cenário econômico e sabe que o painel cumpre esse objetivo”, destacou o presidente da cooperativa, Argemiro Mendonça.

Em sua fala, Nóbrega trouxe a palestra ‘Perspectivas da economia no novo governo’. O economista, que já foi ministro da Fazenda (1988-1990), se mostrou positivo, mas pontuou que é necessário estar atento às medidas do novo governo e suas atuações. De acordo com ele, a maior dificuldade está, essencialmente, no âmbito fiscal, em que será necessário reduzir a rigidez orçamentária. No entanto, ele disse que “não há conflito entre responsabilidade social e responsabilidade fiscal”, sendo possível ações para todas as áreas.

Em complemento, Sant’Anna, abordou o tema ‘Cenário mundial e inserção do Brasil’. O analista internacional da CNN Brasil apresentou um apanhado dos principais pólos mundiais como China, Estados Unidos e União Europeia, e como estes cenários atuais, políticos e econômicos, influenciam nacionalmente. Sant’Anna também pontuou as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o possível conflito entre China e Taiwan.

Analisando um cenário positivo, apesar das dificuldades, o jornalista explicou que o meio ambiente deve ser a prioridade do próximo governo e que pode ser uma possibilidade histórica para o Brasil. Para isso, é necessário investir em projetos sustentáveis, reduzindo a emissão de carbono e investindo na ‘agrofloresta’, por exemplo.

Ao todo, o painel contou com mais de 2 mil visualizações e foi elogiado pelos expectadores “Excelentes esclarecimentos, passados de forma simples e de fácil entendimento!”, afirmou Luendy da Silva Brandão, uma das participantes.

Para aqueles que não puderam participar ao vivo, a gravação está disponível no canal do Sicoob Engecred no YouTube, assim como outras edições do painel, que ganharam formato on-line em 2020.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg