Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema inicia edição 2021 dos Prodecoops Agropecuário e Crédito em Minas

18/05/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Dando sequência ao Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas (Prodecoop), o Sistema Ocemg iniciou também os primeiros módulos dos ramos Agropecuário e Crédito, nos dias 11 e 12; e 13 e 14 de maio, respectivamente. No início do mês, a agenda do programa em 2021 já havia sido aberta com a turma do Ramo Saúde.

Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o Prodecoop tem o intuito de proporcionar aos participantes maior embasamento em suas deliberações e decisões, tendo como referência as melhores práticas de Gestão e Governança em Cooperativas.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, na abertura dos encontros ressaltou a importância do programa para o cooperativismo mineiro. “O negócio para prosperar não pode focar apenas no econômico, mas deve abranger todos os públicos da cooperativa, como cooperados, conselheiros, clientes e a sociedade em geral. E este é um diferencial do nosso setor, fazermos parte de um modelo de negócios que se preocupa com o contexto dos municípios e das regiões em que as cooperativas estão inseridas”, reforçou.

O gerente de Projetos da FDC, Carlos Eduardo Borges, frisou sobre o alinhamento entre as missões do segmento cooperativista e da instituição de ensino, que buscam o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio das organizações e dos seus executivos, no caso, dos dirigentes de cooperativas.

Responsável pelas aulas de abertura do Prodecoop, o professor da FDC, Paulo Vicente, abordou o tema “O mundo em transformação” e ressaltou que é preciso “olhar os vários cenários possíveis para começar a traçar as estratégias para a cooperativa”.

Já Carlos Braga, também professor da FDC, compartilhou com os dirigentes de cooperativas de crédito sobre investimentos, capital privado e capital de risco, entre outros temas relacionados ao cenário financeiro atual.

O vice-presidente da Coaperiodoce, que integra a turma do Prodecoop Agro, afirmou que “os primeiros módulos foram excelentes, pois os temas abordados fazem com que tenhamos um pensamento mais aberto para as mudanças que estão acontecendo no mundo e que impactam os laticínios. Isso nos estimula a pensar além, principalmente na indústria 4.0, nas inovações tecnológicas e os rumos que o ramo Agropecuário tem tomado, cada vez mais tecnológico. Nós enquanto gestores precisamos estar atentos às modernizações para aplicarmos em nossos negócios para gerar competitividade no mercado”.

“Tenho a melhor expectativa para o restante do Programa, devido às matérias e temas que serão abordados no decorrer dos módulos”, explica o presidente do Sicoob Jus-MP, Amando Prates, participante do Prodecoop Crédito. Ele frisou que mesmo a cooperativa sendo segmentada para os servidores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a partir das aulas do programa já ficou claro que é preciso fazer um trabalho com foco nos cooperados e demais servidores para fidelização cada vez maior frente à grande concorrência de instituições financeiras.

Ao longo de todo o ano, serão realizados oito módulos do Prodecoop, com carga horária de 80 horas para os participantes do Agro e de 64 horas para os de Saúde e Crédito.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg