Imagem - Ocemg
Notícias

OCB divulga seleção das cooperativas para o Inovacoop Conexão Com Startups

30/11/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema OCB divulgou, no dia 25 de novembro, as cinco cooperativas que participarão da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups, com foco no ramo Agro. Os cinco desafios selecionados são das cooperativas: Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP), Santa Clara (RS) e Uneagro (SC). Neste mesmo dia aconteceu o primeiro encontro com as cooperativas selecionadas.

A ideia do programa é utilizar a inovação aberta, que ocorre com parcerias ou intercooperação para, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução para os desafios apresentados pelas cooperativas selecionadas. “Ao conectar as duas pontas em uma rede, o objetivo é aumentar a eficiência dos projetos, reduzir custos e riscos, melhorar o retorno sobre os investimentos e ampliar as oportunidades e fontes de receita”, afirma Samara Araújo, coordenadora de Inovação do Sistema OCB.

Ainda segundo ela, é importante ressaltar que as soluções para os desafios selecionados precisam ter potencial para serem escalados para outras cooperativas. “Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação no cooperativismo, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando novas oportunidades”.

Durante o evento de kick-off, realizado de forma virtual, o Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) apresentou as etapas do processo de busca das soluções para os desafios e as equipes envolvidas. No próximo dia 1º, as cooperativas participam de um workshop para refinamento dos desafios e no dia 10/12, eles serão divulgados para que as startups possam se inscrever no programa e, junto com as cooperativas, iniciar o desenvolvimento das soluções.

Os critérios de seleção utilizados para a escolha das cinco cooperativas selecionadas levaram em consideração, entre outros pontos, a relevância da solução do desafio para o ramo Agro; a possibilidade de aplicação da solução em outras cooperativas (escalabilidade); a disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup; e o potencial de soluções que apontem melhorias em práticas de sustentabilidade ambiental.

Para a supervisora de relacionamento com o cooperado da Coopama, Lorena Miranda, estar entre os cinco selecionados para o programa é uma oportunidade única e um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa. “Esperamos com esse desafio dar mais agilidade aos nossos processos, fortalecendo nossa cadeia com os produtores”, afirmou.

Já a vice-presidente da Uneagro, Lúcia Helena, acredita que a segunda edição do programa veio ao encontro das demandas da cooperativa que já estava em busca de inovações para otimizar o trabalho desenvolvido e se aproximar ainda mais dos produtores rurais associados. “É um momento muito especial”, declarou.

 

Fonte: Sistema OCB

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg