Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema OCB lança plataforma de inovação para o ambiente cooperativista brasileiro

19/06/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas Inovadoras, Negócios Transformadores. Esse foi o tema do webinar de lançamento do site Inovacoop, realizado nesta quinta-feira (18/06), pelo Sistema OCB. A abertura do encontro online foi realizada pelo presidente da Organização Nacional, Márcio Lopes de Freitas, que frisou a importância de se pensar o futuro do cooperativismo e o cooperativismo do futuro.

“Inovação é um tema providencial que veio em massa durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019, e citado de forma unânime, nos fazendo repaginar o nosso planejamento, e pensar como propor um ambiente melhor para que as cooperativas também inovem. E esta é a hora de ousar, de ter coragem para fazer o novo, o diferente. E a equipe da OCB trabalhou muito para desenvolver o Inovacoop, um ambiente para que as cooperativas possam compartilhar seus processos de inovação, uma plataforma para desenvolver a cultura da inovação. Não é hora de acomodar, é hora de enxergar além, vamos mostrar para a humanidade que podemos fazer mais e melhor”, explanou Lopes.

A coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araújo, explicou passo a passo as funcionalidades da nova plataforma. De acordo ela, na plataforma, as cooperativas encontrarão informações, análises, ferramentas e cursos que vão ajudar a levar inovação para o dia a dia do setor. A Plataforma tem cinco menus de acesso:

Curso Online – que proporcionará um processo rápido de aprendizagem, com conteúdos relevantes, práticos e inspiradores ministrados por professores especialistas altamente conectados com as tendências;

Inovação na Prática – que apresenta dicas e ferramentas que auxiliam no processo cotidiano de inovação;

Fique por Dentro – blog que oferecerá conteúdos, tendências e reflexões sobre inovação no ambiente cooperativista;

Radar da Inovação – espaço interativo de compartilhamento de cases de inovação do universo cooperativista, que fomentará as conexões intercooperativas.

Conexão com Startups – espaço que em breve estará disponível para conectar as cooperativas com soluções inovadoras e contribuições para a superação de alguns dos desafios do cooperativismo.

De acordo com Samarta é importante estar antenado às tendências e às inovações dos cenários, e o Inovacoop será um local ideal para isso. Para ter acesso ao conteúdo completo da plataforma, a cooperativa deve fazer um breve cadastro.

Cultura da Inovação

Após o lançamento, Vinícius David, executivo de tecnologia no Vale do Silício, com mais de 10 anos de vivência no mercado americano e vasta experiência relacionada à liderança de negócios e times executivos pelo mundo, traçou um panorama, com exemplos que mostraram como é possível e simples inovar com as ferramentas que as cooperativas tem em mãos. “Inovação é um processo de avaliação, que mostra o quão bom você já foi, o quanto você é bom, e como é possível ser melhor. O sucesso do negócio começa com a sua própria metamorfose”, citou David.

Para conhecer a Plataforma Inovacoop clique aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg