Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg doa parte da energia gerada pelo Programa MinasCoop à Santa Casa de BH

11/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O fomento ao uso de energias renováveis e limpas está entre os tópicos mais relevantes do Sistema Ocemg. Tanto que, em 2020, a entidade lançou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo (MinasCoop Energia) para apoiar e incentivar que as cooperativas façam o uso desse tipo de energia e mais, que façama doação de parte dessa geração para entidades beneficentes da sua área de atuação.

“Este é nosso diferencial. O MinasCoop Energia, assim como o cooperativismo, atua tanto na preservação do meio ambiente quanto contribui com o social, colaborando para a diminuição das contas de luz destas instituições locais que poderão realocar suas verbas para outras melhorias”, destaca o superintendente do Sistema Ocemg e coordenador do Comitê do Programa, Alexandre Gatti Lages.

E a Unidade Estadual não fica só no fomento, ela põe a mão na massa. A partir da geração de energia por duas microusinas implantadas no Norte de Minas, o Sistema Ocemg já zerou as contas de luz da sua sede e centro de treinamento e, a partir de fevereiro deste ano, doa energia para a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Estima-se que a economia será de cerca de R$ 100 mil por mês.

De acordo com o assessor institucional e membro do Comitê, Geraldo Magela, cada vez mais coops mineiras estão integrando o programa e o foco do Sistema Ocemg nos últimos tempos tem sido trabalhar, não só a energia fotovoltaica, mas também outras matrizes energéticas limpas e renováveis. “Tanto que já estamos em entendimento com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, para formar um Grupo de Trabalho de estudos com vistas a inserir o cooperativismo também na possibilidade de utilização da matriz energética do hidrogênio verde. Inclusive, já participamos de workshop do governo com este tema”, explica.

Como participar

Para inserir sua coop no programa, zerando as contas de luz e fazendo a doação de energia para entidades beneficentes, entre em contato com Lucas Lage, analista e membro do Comitê do MinasCoop Energia pelo telefone 31. 3025-7059 ou pelo e-mail [email protected].

A equipe do Sistema Ocemg, seja das relações institucionais, gerências técnicas ou jurídica poderão acompanhar e apoiar a cooperativa na estruturação, implementação ou regularização das usinas e demais processos.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg