Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg faz balanço das atividades de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas

18/01/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Visando contribuir para a competitividade e a excelência de gestão cooperativista, o Sistema Ocemg continuamente vem ampliando as ações voltadas para o Desenvolvimento e Monitoramento do setor, de forma que as cooperativas participem dos programas e iniciativas que formentam a melhoria dos processos de gestão e de governança do negócio cooperativo no Estado.
Ainda devido ao cenário de distanciamento social, o Sistema Ocemg realizou as visitas técnicas, mentorias e workshops no formato virtual e os resultados alcançados demonstram que as iniciativas foram bem-sucedidas.

Conforme explica Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, “Buscamos oferecer ferramentas que contribuam com o aprimoramento da gestão em prol do segmento em Minas, por meio de ações assertivas e adequadas de acordo com as demandas das cooperativas”.

Ao longo de 2021, foram realizadas 459 visitas, que englobaram tanto o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) quanto o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro – Desempenho, totalizando mais de 1.240 horas técnicas em visita.

No ano passado, 310 cooperativas concluíram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o que representa 31% das participantes do PDCG nacional. Ao longo do ano, foram realizadas 370 visitas técnicas a 110 cooperativas, com objetivo de apoiar e auxiliar os empreendimentos no preenchimento do PDGC. Para orientar as cooperativas na adoção de boas práticas, foram realizados 18 workshops, que contaram com 89 participantes, entre diretores, gestores e técnicos, de 72 cooperativas.

Com foco no Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão, foram realizados 21 encontros, com 214 participantes de 48 cooperativas. Como resultado, 42 empreendimentos foram premiados no certame.
Na mentoria no programa Gestão do Amanhã, foram atendidas 23 cooperativas, com 46 encontros, com 912 participantes, entre presidentes, conselheiros, diretores e gestores de cada cooperativa. Foi promovida ainda uma mentoria com cinco encontros para presidentes de 30 cooperativas.
Em 2021, 379 cooperativas participaram do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro – Desempenho. Destas, 199 receberam devolutivas (relatórios). Foram realizadas 89 visitas técnicas para analisar os indicadores econômicos e financeiros dos empreendimentos cooperativos, contemplando os ramos Agro, Transporte e de Crédito.

No ano passado, 95 cooperativas aderiram ao NegóciosCoop, com 243 anúncios publicados na plataforma criada pelo Sistema OCB para conectar as cooperativas em uma rede de intercooperação.

E para consolidar as informações sobre o segmento, 605 cooperativas enviaram os dados econômicos e sociais para composição do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2021, um acréscimo de 6,5% em relação a 2020.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg