Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia nova turma do Programa ATPS

28/02/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No dia 27, o Sistema Ocemg deu início à nova turma do Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS). A Master Class que abriu as atividades da iniciativa contou com a participação dos alunos e da grande maioria dos professores que irão acompanhar o grupo.

Na ocasião, a gerente de Educação e Desenvolvimento Social do Sistema Ocemg, Andreia Sayar, deu as boas-vindas aos cerca de 30 alunos que compõem esta que é a terceira turma da iniciativa e falou sobre a trajetória da área da organização até culminar na formatação do ATPS, passando pela criação do Dia de Cooperar (Dia C) e todos os desdobramentos do cooperativismo e das ações de desenvolvimento sustentável em Minas.

A gerente destacou os objetivos da iniciativa, que é realizada pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e que visa preparar agentes para trabalhar com os projetos de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômico, social, ambiental e da cultura local. Andréa destacou que, entre os focos do ATPS estão: propiciar que as coops assumam seu papel de transformação e prosperidade social onde atuam; desenvolver e ampliar a consciência para a mobilização socioambiental e ESG, visando a geração sustentável de riqueza e prosperidade social; entre outros.

Ainda que a aula inicial tenha sido em formato virtual, este ano o ATPS será, pela primeira vez, totalmente no formato presencial. É o que Carlos Eduardo Borges, diretor de projetos da FDC, frisou: “É um programa que começou durante a pandemia, em 2020, de forma online, visando as melhores práticas de projetos de desenvolvimento social. E vem melhorando a cada ano”, comentou, destacado que o impacto social está no DNA do cooperativismo e os projetos do ATPS são a prática do resultado deste programa.

O Programa ATPS terá 64 horas de treinamento, distribuídas em quatro encontros de dois dias (16h); além de até 120 horas de mentoria online para orientação para desenvolvimento de projetos e um Seminário.

Wagner Gualberto, gerente de Investimento Social e Estratégico do Sicoob Divicred, contou sobre o projeto Agente de Tratamento de Resíduos Sólidos (ATRS) que foi iniciado após a participação da cooperativa e do Sicoob Crediverde no ATPS, da cidade de Divinópolis. O projeto deu suporte aos catadores de lixo locais e organização da coleta seletiva no município e que culminará na criação de uma cooperativa de catadores.

Por fim,  a especialista em ESG, Rosilene Rosado, traçou a evolução da Sustentabilidade no mundo, que passou pela descoberta do tema pelas pessoas, na década de 1960; pelo alinhamento sobre como as organizações poderiam se adequar quanto à ela; e, posteriormente, pela execução propriamente dita, somente a partir de 2015.

Ela destaca que o Desenvolvimento Sustentável, para ser efetivo, deve ser ambientalmente correto, socialmente justo e, claro, economicamente viável.  E tudo isso deve ser mensurado por critérios de ESG, pautados pelos pilares ambiental, social e de governança. “Tudo isso para medir os resultados e impactos que estamos alcançando com as ações de desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg