Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia Programa de Desenvolvimento Estratégico com foco em comportamento organizacional

14/03/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A importância do autoconhecimento, do controle emocional e da confiança para o gerenciamento de pessoas nas cooperativas foi o tema do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Gestão de Pessoas. A iniciativa foi lançada no dia 9 de março, pelo Sistema Ocemg, em parceria com a HSM, maior plataforma de educação corporativa do Brasil. 

O encontro foi realizado na sede da entidade, onde 36 representantes das áreas de gestão de pessoas de cooperativas de todo o Estado participaram do primeiro módulo do Programa, conduzido pela consultora e especialista em educação corporativa, Allessandra Canuto. 

A gerente de Gestão de Pessoas do Sistema Ocemg, Andrea Mol, disse que o programa foi criado em razão da demanda crescente no mercado para fomentar a excelência para construção de estratégias voltadas ao planejamento dos profissionais que estão à frente da gestão de pessoas. “Vimos a necessidade da importância de os gestores de pessoas se olharem, se conhecerem e se cuidarem para lidar com os colaboradores. Na pandemia, eles cuidaram de todo mundo, agora é hora de eles olharem para si mesmos”, diz Andrea. 

O programa será desenvolvido em seis módulos, ministrado por professores da HSM, com aulas presenciais e online. No dia 23 de abril, os alunos concluem o primeiro módulo com o Fórum de Aprendizagem Digital.  O último módulo está previsto para setembro deste ano.  

Durante o primeiro módulo, a consultora Allessandra Canuto lembrou que saber lidar bem com o outro é cada vez mais importante no contexto cooperativo, uma vez que as pessoas trabalham em conjunto, de maneira mais colaborativa. “É preciso que tenhamos autoconhecimento para identificar os valores necessários para conviver e respeitar o outro, valores que são os mesmos do cooperativismo”, destacou a consultora. 

Ela convidou os participantes a construírem, cada um, sua árvore genealógica, para que identificassem comportamentos dos antepassados que influenciam na personalidade adulta. “Descobrir como são nossos pais e avós ajuda a entender melhor sobre nossas reações e como lidamos com o outro e nossas questões. Isso reflete no modo que agimos no trabalho”, afirma. Em seguida, a consultora pediu que fosse construída uma linha do tempo, recordando as decisões mais marcantes do passado que influenciaram na vida presente e o que planejam para ter um futuro feliz. 

“Rever a vida é essencial para identificar o que fiz com aquilo que fizeram comigo. A vida é igual a uma partida de jogo. São micro decisões. Cada movimento de peça é o resultado do que temos hoje. Se não me conheço, sou refém dos problemas. É preciso rever nossos comportamentos e atitudes, pensar no que podemos melhorar para lidar melhor com o outro, com compaixão, empatia e sem pré-julgamentos, tornando o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo”, recomenda. 

Allessandra Canuto destacou ainda a importância do autocuidado com a saúde física e mental para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, cada vez mais dinâmico, que exige equilíbrio e respostas rápidas. “Uma pessoa estressada tem mais chance de desequilíbrio emocional diante de um desafio. É fundamental descanso, bom sono, alimentação saudável, exercícios físicos, relaxamento e hidratação, além de ter um hobby. Pausar durante as atividades de trabalho, fazer exercícios de respiração, reconhecer as emoções e ter compaixão consigo mesmo são estratégias para a autorregulação”, enumera.

A supervisora de atração e desenvolvimento da Cooperativa Central do Produtores Rurais (CCPR), a psicóloga Tamara Fernanda da Silva, 31 anos, disse que o Programa de Desenvolvimento Estratégico em Gestão de Pessoas será de fundamental importância para aprimorar seu trabalho no setor de Recursos Humanos. “No contexto atual, em que tudo é para ontem, é preciso ter muito equilíbrio. Conhecer essas ferramentas de autoconhecimento e aplicá-las é ótimo. Traz reflexão, faz a gente olhar para dentro, rever o passado e ver o que podemos melhorar, refletindo na convivência com as pessoas. Vai ajudar muito”, destacou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg