Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia reuniões de preenchimento do PDGC

14/09/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Com o objetivo de que as cooperativas mineiras estejam entre as líderes do setor, o Sistema Ocemg iniciará uma série de reuniões online setorizadas de preenchimento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), entre os meses de setembro a outubro, começando na próxima semana de 20 de setembro.

Cada encontro orientará os dirigentes e gestores das cooperativas no correto preenchimento da ferramenta do PDGC, de forma que as cooperativas preencham o relatório de forma detalhada.

As reuniões serão mediadas por um analista especialista em gestão e governança do Sistema Ocemg, que orientará sobre o adequado preenchimento bem como fará apontamentos com sugestões de melhorias.

Segundo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, “o PDGC ajuda a cooperativa a se firmar cada vez mais no mercado com maior poder de competitividade, desenvolvendo a cultura da excelência, promovendo o aprendizado organizacional e a visão sistêmica de todos os processos. É uma ferramenta imprescindível para acompanhar a evolução da gestão. As reuniões de preenchimento contribuirão com informações e orientações importantes para que as cooperativas consigam aplicar o programa com sucesso”.

As cooperativas que concluírem o preenchimento do PDGC poderão ainda solicitar uma visita técnica individualizada no qual serão analisados os relatórios de gestão e governança e serão discutidos planos de melhorias.

As reuniões serão realizadas via zoom e para a cooperativa participar basta manifestar interesse via e-mail: [email protected]. Um analista irá entrar em contato sugerindo uma data de participação. As datas previstas das reuniões encontram-se a seguir:

Datas* Cooperativas elegíveis
20 e 21/09 Cooperativas de crédito
22 e 23/09
27 e 28/09
28 e 29/09

 

23/09 Cooperativas agropecuárias
05/10
13/10
14/10
27/10
28/10

 

20 e 21/09 Cooperativas de transporte
23 e 24/09

 

20 e 21/09 Cooperativas de saúde
12 e 13/10

 

04/10 Demais cooperativas
05/10

 

*sujeito a alterações.

Sobre o PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido pelo Sistema OCB em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, possui o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas por meio de um diagnóstico da maturidade.

As cooperativas que adotam o PDGC com responsabilidade vislumbram benefícios e resultados, como maior transparência junto aos públicos-alvo, incentivo à inovação, redução de custos, conhecimento das necessidades e expectativas dos cooperados e dos clientes, padronização e formalização de processos, responsabilidade sociocultural, atuação ambiental e melhoria nos resultados econômico-financeiros por meio de uma gestão e governança eficaz e eficiente.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg