Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia workshops do Dia C para cooperativas de Minas

26/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Começaram nesta segunda-feira (25/4) os workshops do Dia de Cooperar (Dia C) 2022. O encontro do primeiro grupo de cooperativas que participarão dos treinamentos, reuniu 20 representantes que promovem iniciativas de responsabilidade social transformadoras e contínuas.

O encontro ocorre ao longo de três dias, sendo finalizado amanhã (27/4).  O cientista econômico, com MBA em Gestão da Sustentabilidade, Rafael Tello, está conduzindo as atividades. Segundo o instrutor, o formato dos workshops este ano é mais voltado para atividades e reflexões,para que os participantes saiam dos encontros com uma ideia concreta da transformação que almejam promover neste Dia C e como irão colocá-la em prática.

A analista do Sistema Ocemg Rouzeny Zacarias ressaltou a satisfação da equipe em atuar juntamente com as cooperativas na operacionalização dos projetos, visando a transformação das comunidades em que elas estão presentes.

Como desafio para o grupo, ela propôs: “Será que este ano vocês conseguem mobilizar cooperativas da mesma cidade e região como parceiros nestas iniciativas mais robustas e contínuas que já desenvolvem?” A analista reforçou a importância da intercooperação, alinhando esse princípio cooperativista com o 17º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:  parcerias em prol das metas.

Para Erika C. Vilas Boas, do setor de Comunicação da Cooxupé, sua participação no workshop tem como foco entender como são formuladas e como é feita a mensuração das iniciativas de responsabilidade social contínuas. E Ludmila Caproni, do departamento socioamebiental da Coopfam, ressaltou que sua expectativa com o treinamento é aprender a construir e aprimorar os projetos, bem como estudar como conseguir maior engajamento dos voluntários.

Datas importantes

Durante o workshop, Rouze explicou que o Sistema Ocemg aderiu ao formato de cadastro da iniciativa e envio do relatório do Sistema OCB, unificando todo o processo com as demais Unidades Estaduais. Ela ainda apresentou os dados do movimento e as datas importantes do Dia C 2022: o período para cadastrar os projetos será iniciado em 2 de maio e o prazo para enviar os relatórios das ações para produção do Livro do Dia C finaliza em 6 de agosto.

Importante ressaltar que a celebração do Dia de Cooperar este ano está marcada para 2 de julho.

As novidades e as principais informações sobre o movimento são disponibilizadas no blog do Dia C. Fique ligado!

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg