Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg participa de live do site BH Cooperativo com Unidades Estaduais cinquentenárias

27/04/2021
Imagem - Ocemg

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, participou do primeiro episódio da temporada de 2021 do projeto CoopCafé, do site BR Cooperativo. A live aconteceu ontem (26/04), no perfil do Facebook e no canal do Youtube do portal, e teve como tema “50 tons de Coop: as instituições do Sistema OCB que completaram 50 anos”.

O evento homenageou as Unidades Estaduais cinquentenárias, além do Sistema Ocemg, a OCB/RJ, Ocepar (PR), Ocesc (SC) e Ocesp (SP), sendo representadas pelos presidentes Vinícius Mesquita, José Roberto Riken, Luiz Vicente Suzin e Edivaldo Del Grande, respectivamente.

Na oportunidade, o jornalista e editor do BR Cooperativo Cláudio Montenegro frisou que a intenção da live foi passar um pouco da experiência de cada instituição para o público, para que possam conhecer o que elas construíram ao longo destes anos.

“A nossa jornada, como a de todos os dirigentes que falaram ao longo desta live, também foi cheia de percalços”, ressaltou Scucato. Ele frisou que são, hoje, 760 cooperativas mineiras, com 2,3 milhões de cooperados e quase 50 mil empregados. Tudo isso faz com que o cooperativismo do Estado represente 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro.

Entre as conquistas do Sistema Ocemg, ele destacou o Dia C, maior projeto de responsabilidade social e voluntariado cooperativista do país, tendo em vista que a iniciativa nasceu em Minas, em 2009, e foi nacionalizada em 2014. A representação institucional da Ocemg também foi mencionada pelo presidente, que frisou que a entidade tem cadeira em mais de 60 órgãos públicos e privados, câmaras e grupos técnicos nos âmbitos estadual e nacional.

“Temos primado ainda por capacitar os dirigentes para que, através da boa gestão, as cooperativas tenham resultado expressivo e vão corrigir o social por meio do econômico”, explicou sobre os cursos e capacitações, intensificados pela criação do Sescoop, há cerca de 20 anos.

Sobre a pandemia e o futuro, Scucato afirmou que “os ramos agro, transporte, crédito e saúde estão sendo verdadeiros batalhadores não só no combate ao coronavírus, mas de assistência às pessoas”. Para ele, a perspectiva do Sistema Ocemg é de seguir orientando as cooperativas para a necessidade da adequação e do redesenho para o cenário que virá nos próximos anos.

Para assistir a transmissão na íntegra, clique aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg