Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg participa do Internacional Fish Congress e Fish Expo Brasil – IFC 2021

30/11/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Analistas do Sistema Ocemg e integrantes do Sicoob Aracoop, de Araguari, da Cooperativa Coopeixe e da Cadeia Produtiva de Tilápia, de Morada Nova de Minas, participaram do III Internacional Fish Congress & Fish Expo Brasil-IFC 2021, realizado de 24 a 26 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná.

Voltado para representantes de Secretarias Estaduais de Agricultura, Aquicultura e Pesca, de Órgãos Ambientais, de Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural, de Crédito e de Sanidade Animal, além de entidades, Empresas e Profissionais do Setor, o evento foi realizado de forma híbrida.

O III International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2021 contou com a presença de mais de 40 conferencistas de 18 países e de especialistas nacionais e internacionais, com tradução simultânea e autoridades, como a Ministra da Agricultura Teresa Cristina. E promoveu também a Feira de Negócios com mais de 100 estandes, Rodada de Negócios do Sebrae.

Participação das cooperativas mineiras

O Sistema Ocemg participou do III International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2021 com uma missão técnica composta por Rouzeny Zacarias e João Paulo Palmieri, analistas técnicos da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável; dois cooperados do Sicoob Aracoop; dois representantes da Coopeixe e três representantes da Cadeia Produtiva de Tilápia de Morada Nova de Minas.

O objetivo da Missão Técnica do Sistema Ocemg foi elevar reflexões a respeito das estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável da cadeia de pescados, além de apresentar tendências e desafios, sistemas inovadores de produção e outros temas relevantes para o trabalho de Desenvolvimento Sustentável, que tem sido realizado em Morada Nova de Minas.

De acordo com Rouzeny Zacarias, Analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável, o evento focou na tecnologia e inovação para o setor e foi de extrema importância para a Cadeia Produtiva de Tilápia de Morada Nova de Minas. “O III International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2021 é o maior evento da aquicultura do mundo”. Ela salienta que ainda no dia 24, os integrantes da Missão Técnica tiveram a oportunidade de participar de uma reunião com o Jairo Gund – Secretário Adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP/MAPA. Rouzeny afirmou que foi também uma excelente oportunidade de network para os cooperados mineiros presentes no evento.

Além disso, integrantes da Cadeia Produtiva de Tilápia, representantes da Coopeixe, participaram da Roda de Negócios do evento. “Foram adquiridas máquinas e equipamentos que vão otimizar a produção dos frigoríficos de Morada Nova”. A Analista Técnica do Sistema Ocemg ressalta ainda que os aquicultores ficaram bastante impressionados com o evento. “Morada Nova tem a segunda maior produção de Tilápia do país e os produtores saíram cheios de ideias”. Zacarias evidenciou também que a pauta da sustentabilidade esteve no centro das discussões do evento.

Cadeia Produtiva de Tilápia de Morada Nova de Minas

Localizada na região Central do Estado, onde a tilapiacultura baseia-se, majoritariamente, no Lago de Três Marias, Morada Nova de Minas é um município com cerca de 8 mil habitantes. Em média, 1.200 toneladas de Tilápia são produzidas por mês no local, por meio do trabalho de 46 pequenos produtores, envolvendo ainda quatro frigoríficos, duas graxarias e um produtor de ração, confirmando que a cidade contempla todos os elos da cadeia produtiva da piscicultura na atividade que gera 80% dos empregos na cidade.

Com o Programa de Desenvolvimento Sustentável Local, o Sistema Ocemg tem investido em uma proposta de tomada de consciência pelas cooperativas sobre seu papel no contexto do desenvolvimento econômico e social e da sua responsabilidade com o meio ambiente nos seus locais de influência. Iniciado em 2018, o Programa visa identificar e fomentar as potencialidades locais, a partir da elaboração de modelos de negócios, bem como de suas condições de atuação. Em parceria com o Sicoob Aracoop, Sebrae Minas e Bancoob, foi possível alavancar uma iniciativa com o propósito de organizar, profissionalizar e incrementar a atividade na cidade, que corresponde a 70% da renda local.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg