Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg realiza oficinas virtuais sobre Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

28/07/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg, com vistas em apoiar e incentivar as cooperativas mineiras a inscreverem projetos no Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano, criou uma série de oficinas online de acompanhamento para as cooperativas que irão participar do certame.

Os encontros virtuais ocorreram no período de 16 a 22 julho, contemplando discussões sobre as cinco categorias do prêmio: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Intercooperação; Inovação; e Fidelização.

Segundo a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, as oficinas foram bastante ricas, com compartilhamento de muitas ideias, experiências e informações entre os participantes. Ela acrescentou que, ao longo do mês de agosto, as cooperativas receberão apoio técnico para o preenchimento das fichas de inscrição. Durante as oficinas, foi definida também a criação de uma sala virtual para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao processo de inscrição. A data será divulgada em breve.

O analista de Negócios Sociais do Sicoob Divicred, Vagner Gualberto, avaliou a participação da cooperativa nas oficinas positivamente. “Dividimos nossa equipe sendo que cada membro ficou responsável por uma categoria, englobando desde a participação nos encontros virtuais, passando pela verificação e cadastro das iniciativas no prêmio. As oficinas nos ajudaram a identificar esses cases na cooperativa para que possamos cadastrá-los no certame”, contou. Para Gualberto, o formato online foi um facilitador para que mais pessoas da equipe pudessem integrar a ação e a divisão dos encontros por categorias viabilizou o aprofundamento nos temas e um melhor entendimento pelos participantes.

Já Débora Castro, gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sicoob NossaCoop, participou de todas as oficinas em busca de trocas de informações com outras cooperativas e mais conhecimento sobre o prêmio. “Nós nunca participamos do Melhores do Ano, mas integrei as oficinas para entender melhor e, assim, revisitar as ações da cooperativa, de 2018 até hoje. E, até mesmo, fazer uma reflexão do que já é realizado e o que ainda não é feito, entendendo os porquês”, explicou.

As cooperativas podem inscrever projetos no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano até 3 de setembro pelo  site: melhores.premiosomoscoop.coop.br.

Sobre o Prêmio

Criado pelo Sistema OCB, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano ocorre a cada dois anos e tem o objetivo de destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.

Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, serão aceitos projetos realizados neste ano, visto que o prêmio recebia somente ações relativas ao biênio anterior. Outra novidade é a modificação das categorias: aquela que era intitulada Desenvolvimento Sustentável foi incorporada pela Cidadã, reforçando, ainda mais, o compromisso das cooperativas com os ODS da ONU, em sua agenda 2030. As demais categorias são: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; e Intercooperação, sendo que pode ser inscrito somente um case por categoria.

Para esta edição, a OCB criou uma nova categoria intitulada Influenciadores Coop, direcionada a pessoas físicas consideradas referência na disseminação do cooperativismo brasileiro.

Clique aqui e saiba mais informações sobre o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg