Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Sicoob Crediminas e cooperativas de crédito realizam ações em prol do meio ambiente

15/06/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No mês em que é celebrado o dia do meio ambiente, o Sicoob Central Crediminas reforça as ações de fomento, internamente e junto às cooperativas filiadas, para mitigar os impactos ambientais, como o uso de lâmpadas de led, o sistema inteligente de descarga, a coleta e o reaproveitamento de água pluvial, a participação no projeto Adote o Verde, entre outros.

A cooperativa financeira Sicoob Credibom, que faz parte do Sicoob Sistema Crediminas, por exemplo, participa do Projeto de Recuperação e Preservação do Solo e Recursos Hídricos do Rio Capivari. A participação se dá por meio da disponibilização de recursos financeiros, pela cooperativa, para remunerar proprietários rurais que aderirem ao programa. O rio, localizado no município de Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, abastece o município.

No primeiro ano do projeto, em 2017, conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Bom Despacho, foram construídas 80 barragens de pequeno porte e foram feitos cercamentos de 19 quilômetros de áreas de preservação, plantio de oito mil mudas e construção de curvas de nível.

Outra iniciativa é o Projeto Transformar, criado pelo Comitê de Responsabilidade Ambiental do Sicoob União Centro-Oeste para o período de 2015 a 2022. Uma das ações foi a reciclagem das lonas de outdoors, banners e faixas, que foram transformadas em bolsas recicláveis e posteriormente vendidas. Com o dinheiro arrecadado, foi realizada a compra de 516 pacotes de fraldas geriátricas, destinadas a duas entidades: Asilo Lar Pousada dos Bertos, em Arcos, e a Sociedade São Vicente de Paulo, em Pains.

Já o Sicoob Credcooper desenvolve, desde 2015, o projeto Nascente Viva, que promove a recuperação de nascentes da região de Caratinga, contabilizando a recuperação de 36 nascentes até 2020, tendo impactado aproximadamente 180 mil pessoas. Em Laginha, é o Projeto Ecoáguas, do Sicoob Credicaf, que beneficia a região. Por meio da iniciativa, a cooperativa realiza a construção de fossas sépticas, cercamento e recuperação de nascentes de rios.

Compõem o Sicoob Sistema Crediminas 75 cooperativas singulares e o Sicoob Central Crediminas, cooperativa de segundo grau responsável pela coordenação e centralização dos processos operacionais e de representação das suas filiadas.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg