Imagem - Ocemg
Notícias

Sustentabilidade é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2023

11/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O tema do Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) (#CoopsDay) para este ano é “Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável”. A temática foi inspirada na capacidade cooperativista de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social.

Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem ações e atividades desenvolvidas pelo cooperativismo para a construção de uma economia verde. O DIC é comemorado sempre no primeiro sábado de junho e, neste ano, será em 1º de julho.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca que sustentabilidade é algo que as empresas buscam se adequar, enquanto as coops já fazem isso em sua essência. “Nós saímos na frente como modelo de negócio que promove o desenvolvimento sustentável. Agora, precisamos noticiar para todo o mundo que somos capazes e estamos preparados para isso”, comenta.

A partir deste tema, a ACI espera reforçar e divulgar a importância do cooperativismo para a construção de um mundo melhor por meio da cooperação e do modo de fazer negócios eficiente e sustentável.

Celebrado desde 1923, o Dia Internacional do Cooperativismo está em sua 101ª edição, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou oficialmente e estabeleceu sua comemoração anualmente, sempre no primeiro sábado de julho.  “As Nações Unidas já deixaram bem claro que o modelo econômico e social do cooperativismo ajuda a construir um mundo onde ninguém fica de fora e ninguém é deixado para trás”, lembrou o presidente da ACI, Ariel Guarco.

A ACI é uma organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. Ela é a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. Atualmente, uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista e o setor acumula um bilhão de cooperados em todo o planeta.

(Com informações do Sistema OCB)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg