Prazo vai até 31 de dezembro e garante participação em livro que celebra os resultados do programa em Minas Gerais
Solidariedade, voluntariado e transformação social. Esses são os pilares que sustentam o Dia de Cooperar (Dia C), maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. Em 2023, as ações de 277 cooperativas mineiras foram registradas no Livro de resultados do Dia C, lançado em maio pelo Sistema Ocemg. Para garantir presença na próxima edição, as cooperativas devem registrar suas iniciativas até o dia 31 de dezembro no sistema Bússola Social.
O livro celebra as iniciativas que, no ano passado, impactaram mais de 579 mil pessoas em 409 municípios de Minas Gerais. Participar do Dia C é mais do que realizar boas ações; é garantir que histórias de impacto sejam conhecidas e valorizadas. Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o livro ilustra a essência do cooperativismo. “Esse trabalho conjunto alinha eficiência econômica com impacto social, mostrando como as cooperativas fazem a diferença na construção de comunidades mais inclusivas e promissoras”, afirmou.
Cooperativas destacam importância do registro
Para as cooperativas, cadastrar as iniciativas realizadas no Dia C representa mais do que uma formalidade. Esse processo tornou-se uma ferramenta essencial para mensurar os impactos e evidenciar o compromisso social.
Débora Sousa, pessoa de apoio estratégico do Instituto Sicoob, vinculado ao Sicoob Credicapi, explica que o cadastro das atividades trouxe uma nova perspectiva para a cooperativa. Mais do que organizar informações, o sistema permitiu fortalecer o vínculo com a comunidade. “A partir do registro, conseguimos entender quantas pessoas foram alcançadas, quais benefícios foram gerados e, principalmente, mostrar para nossos colaboradores e cooperados os frutos do Dia C”, afirma. “É uma ferramenta que facilita a valorização e a divulgação do impacto positivo que geramos todos os anos”.
Para a Uniodonto de Passos, registrar as iniciativas foi um marco importante no sentido de ampliar os resultados das ações sociais realizadas no Dia C. Na visão da gerente Janaína Pádua, o sistema reforça a transparência e a troca de experiências entre cooperativas, promovendo uma rede de colaboração ainda mais forte. “O cadastro das nossas atividades nos trouxe a oportunidade de medir os resultados de forma mais precisa e eficiente”, destaca. “Isso fortalece a credibilidade do cooperativismo e inspira outras cooperativas a seguirem o mesmo caminho”.
A Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) também reconhece como o sistema Bússola Social potencializa os resultados e incentiva novas iniciativas cooperativistas. “O registro das nossas ações no sistema tem como objetivo dar maior visibilidade às atividades solidárias e mensurar seu impacto de maneira clara e objetiva”, afirma Rafaela Vilela Pereira, analista de marketing da Coopama. “Além disso, ele reforça nosso compromisso com a melhoria contínua, ao permitir que acompanhemos os resultados e inspiremos outras cooperativas a fazerem o mesmo”.
O Dia C e seu impacto nacional
Criado pelo Sistema Ocemg, o Dia C se tornou referência nacional em voluntariado, tendo sido incorporado pelo Sistema OCB em todo o Brasil. O programa é também um exemplo de alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, demonstrando o poder das cooperativas em promover qualidade de vida e justiça social. Desde sua fundação, a iniciativa já beneficiou mais de 30 milhões de pessoas e mobilizou 1,3 milhão de voluntários em mais de 11 mil municípios. Em 2019, o Dia C ganhou reconhecimento internacional, incluindo a bênção do Papa Francisco.
“O Dia de Cooperar representa uma oportunidade de redenção para a humanidade. Este programa não conhece fronteiras ideológicas ou preconceitos. Pelo contrário, ele retribui àqueles que mais necessitam tudo de bom que recebemos ao longo de nossas vidas”, analisa Scucato.
Por que e como registrar a ação da sua coop no Dia C?
Registrar as iniciativas da sua cooperativa no Dia C é uma oportunidade de valorizar o trabalho que tem sido feito e ampliar o impacto das ações realizadas. Com isso, sua cooperativa:
- Garante presença no próximo volume do livro;
- Inspira outras organizações com suas boas práticas;
- Reforça o compromisso com os princípios do cooperativismo e os ODS;
- Ajuda a construir uma rede sólida de impacto social.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro no sistema Bússola Social, que centraliza e organiza as informações de todas as cooperativas do Brasil. Confira o passo a passo clicando no botão abaixo.