Imagem - Ocemg
Notícias

WCM Expo reúne cooperativistas em Belo Horizonte

18/10/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas de todo o país estão reunidos no Minas Centro, em Belo Horizonte de 17 a 18 de outubro (hoje), para a 8ª edição do WCM Expo 22, um dos principais eventos do setor.

O encontro reúne cerca de 1200 participantes e traz uma programação com mais de 80 palestrantes, abordando temas como inovação, marketing, sustentabilidade, entre outros.

O Sistema Ocemg é patrocinador do evento e, em sua fala de abertura, o presidente da entidade Ronaldo Scucato, destacou a relevância dos debates propostos pelo evento e deixou um conselho para o grupo de cooperativistas que compõe a plateia: “sobre atuar no cooperativismo, sempre digo à minha equipe, aos líderes cooperativistas do Estado e aos cooperados, que priorizem a LIA, ou seja, o L de Legado, o I de Integridade e o A de afeto, amor”.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, responsável por abrir o evento juntamente com Scucato, também frisou o quanto o setor é forte econômica e socialmente e que, no futuro, deve ser ainda mais representativo na vida das pessoas. “Nossa meta é bater R$1 trilhão em movimentação econômica até 2027. Além disso, pretendemos chegar a 30 milhões de brasileiros ligados ao movimento cooperativista neste prazo”, comentou.

Luiz Branco, diretor da WEX, empresa organizadora da WCM, disse que a escolha do tema do evento “It’s all right”, em português “Está tudo bem”, se deu para reforçar o que a programação pretende passar: que seja um evento e um ano próspero.

Entre os palestrantes, estão o cofundador e maior investidor em tecnologias patenteadas exclusivas e clientes de alto perfil em mais de 30 países em todo o mundo, Niklas Bergman. Em sua apresentação sobre os desafios da inovação, ele ressaltou a escuta diversa e o otimismo como pontos cruciais para superar os percalços que se apresentam ao inovar e finalizou: “com a ajuda da inovação conseguiremos viver um futuro próspero”.

Pedro Superte, especialista em Marketing de Diferenciação, abordou casos de empresas que agregaram valor e diferenciaram seus produtos e serviços perante os clientes. Para ele, “as cooperativas são o que temos de chance de sairmos da competição e entrarmos, de vez, na era da cooperação e colaboração”.

Houve ainda palestra com o consultor e especialista no alcance de alto desempenho de equipes e organizações, Loren Duffy e um painel sobre ESG (ambiental, social e governança – em português), com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB, Débora Ingrisano; o vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut; o professor convidado no FGV Management, Rodrigo Casagrande; e a administradora e mestre em Gestão e Negócios com especializações em Finanças, Sustentabilidade e Cooperativismo, Camila Luconi.

Fechando o dia, Nathaniel Calhoun, copresidente do Global Grand Challenge Singularity Expert, na Singularity University, falaram sobre tecnologia e novos modelos de negócios.

Palestras e network

Em paralelo à programação no palco principal, os participantes tiveram apresentações ainda nos Palcos 360, Cooptech e Coopera RH. Entre os conteúdos do 360 esteve o Programa MinasCoop Energia, apresentado pelo assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, que contextualizou a iniciativa de fomento à adoção de energia limpa pelas coops do Estado. “Estamos fazendo um ano da inauguração das usinas fotovoltaicas da organização no Norte de Minas e há cerca de seis meses em funcionamento, tendo já zerado as contas de luz dos dois prédios da entidade.. O próximo passo é a destinação de parte dessa energia para a Santa Casa de Belo Horizonte, o que será feito em parceria com a CPPR e o Sicoob Credicom”.

As cooperativas mineiras também marcaram presença no evento com participações do Sicoob Central Crediminas, Unimed-BH, Sicoob Credicom, Sicredi e Coocafé.

A WCM Expo 22 conta com espaço para network e estandes de organizações do setor, entre elas os Sistemas Ocemg e OCB.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg