Imagem - Ocemg
Notícias

XVI Encontro Estadual dos Profissionais de TI destaca o metaverso e demonstra suas aplicabilidades

06/09/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg realizou, dia 31 de agosto, o XVI Encontro Estadual dos Profissionais de TI, abordando um tema que está em voga, o Metaverso. O palestrante Márcio Almeida apresentou a temática com exemplos acessíveis demonstrando para os participantes que é possível aplicar na prática esta tecnologia, auxiliando no desenvolvimento dos negócios nas cooperativas.

O evento aconteceu no auditório do Sistema Ocemg, e contou com a participação de cerca de 70 pessoas. O Encontro Estadual de TI é promovido com a finalidade de promover debates, além de gerar curiosidade sobre novas tecnologias, contribuindo para o aperfeiçoamento dos participantes.

A abertura do encontro foi feita pelo Superintendente do Sescoop/MG, Alexandre Gatti Lages, que agradeceu a presença de todos e lembrou que participa deste evento desde a sua primeira edição, quando ainda era gerente de TI do Sistema Ocemg.

“À época começamos a debater sobre a importância da tecnologia da informação nas cooperativas em Minas Gerais. O evento cresceu e tomou proporções muito maiores, junto a isso, a nossa equipe vem se estruturando para trazer novidades para as cooperativas”, ressaltou Gatti.

Durante a apresentação, Márcio ressaltou que a experiência vivida ali era de imersão, para entender de onde viemos, onde estamos e para onde estamos indo tecnologicamente. E evidenciou o quanto o metaverso pode contribuir para as cooperativas.

“O metaverso, qualquer que seja a sua versão, é uma possibilidade de conexão ilimitada, transversal e que transcende o seu modelo de negócio, ou seja, enquanto cada cooperativa tem um nicho, ela tem também uma vocação, e entender o diferencial dela e o quanto ela pode contribuir para o outro, é a porta de um metaverso. Isso tudo é a possibilidade de tornar possível que a sua contribuição seja alcançada por mais pessoas, ou seja, fazer o que fisicamente você não conseguiria, por questões de logística, aqui no digital você consegue ofertar o seu melhor universalmente”, frisou o palestrante.

Em seguida os participantes foram divididos em equipes compartilhando informações e curiosidades a respeito do metaverso, onde ele se aplica e o que existe dessa tecnologia disponível hoje no Brasil e no mundo, o palestrante ainda trouxe experiências práticas, e os participantes experimentaram os óculos de realidade virtual com situações diversas e ainda cabine cockpit, em que eram simuladas situações reais com carro.

O participante Carlos Moreira, da Sicoob Jus-MP destacou o quanto pode aprender. “Participar deste evento está sendo um diferencial na minha carreira, pois estamos conversando e trocando conhecimento com colegas sobre um assunto que já é realidade na nossa área, e descobrindo novas possibilidades que podem ser aplicadas na realidade do meu trabalho”, destacou.

Já Leonardo Santana, do Sicoob Divicred, percebeu que o encontro foi uma oportunidade para manter o seu trabalho atualizado com o que há de mais inovador no mundo digital. “Eu consigo vislumbrar que teremos novas oportunidades de negócio, a partir do momento que conseguirmos de fato aplicar o metaverso no nosso modelo de negócio, pois com ele poderemos explorar o mundo digital, e ultrapassar as barreiras que a tecnologia não nos impõe, nos tornando ainda mais competitivos com o mercado”, lembrou Leonardo.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg