Sistemas Ocemg e Faemg promovem capacitação sobre cooperativismo

Ratificando uma parceria de longa data entre o Sistema Ocemg e o Sistema Faemg, foi realizado, no dia 3 de fevereiro, o treinamento de profissionais que atuam no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A capacitação visou a sensibilização do grupo para identificar demandas para constituição de cooperativas e/ou fortalecimento daquelas já existentes. O evento reuniu 45 participantes, entre a equipe da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, consultores e supervisores de campo. Está previsto ainda o treinamento dos técnicos de campo do programa. A abertura do encontro foi feita pela gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocemg, Isabela Pérez, e pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. A palestra ministrada na ocasião teve como tema "Cooperativismo: as sociedades cooperativas como estratégia de mercado" e foi conduzida pelo consultor e professor Nemízio Antônio de Souza. Ele apresentou as características deste modelo econômico, sua importância para a economia, legislação, organização do quadro social, entre outros temas. 
 
A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andrea Sayar, comenta que, "na medida em que, principalmente, os projetos de Desenvolvimento Sustentável da organização vêm crescendo, percebemos a oportunidade de intensificar esta parceria com programas complementares. Pensando em como o Sistema Ocemg pode contribuir com os produtores rurais atendidos pela Faemg, produtores estes que são vinculados a cooperativas ou estão em processo de organização socioeconômica através dos nossos programas". O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressalta que parcerias longevas e produtivas como essa são preservadas e reafirmadas pelos propósitos de atuação das entidades, de forma a agregar cada vez mais desenvolvimento, neste caso, em forma de capacitação e conhecimento para os profissionais. O Programa ATeG do Senar Nacional teve início em Minas Gerais em 2016 e leva aos pequenos e médios produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção.

Reunião discute criação de cooperativa de moradores do Aglomerado do Cabana em BH

No dia 20 de janeiro, a equipe do Sistema Ocemg se reuniu com representantes da Associação dos Moradores do Bairro Cabana (Asmac) para colocar em prática um projeto de Desenvolvimento Sustentável do aglomerado onde a entidade atua, em Belo Horizonte. A demanda surgiu a partir de contato com a Ocemg solicitando apoio na criação de uma cooperativa de Trabalho, Produção de Bens e Serviços na comunidade para prestação de serviços nas áreas de eletricista, pedreiro, carpinteiro, cozinheiro, pintor, faxineiro, digitador, informática, arquitetura, contabilidade e outras atividades que movimentam a economia da cidade. Este primeiro encontro contou com a participação da analista do Sistema Ocemg, Lidiane Arantes, do presidente da Asmac e de outros representantes da associação.

Atualmente, existem vários moradores do Cabana que prestam serviços, mas não existe uma organização deste quadro e eles gostariam de contar com a Ocemg na aplicação de palestras sobre empreendedorismo, orientação jurídica, gestão da cooperativa e apoio na implantação das atividades. A Asmac é apoiada por um grupo de voluntários, inclusive servidores públicos federais lotados na Superintendência Regional do Ministério da Agricultura de Minas Gerais, e tem por objetivo minimizar a situação de vulnerabilidade econômica e social dos seus habitantes. O Aglomerado do Cabana é uma comunidade composta por aproximadamente 65.000 pessoas, sendo formado por 12 comunidades. Uma nova reunião foi marcada entre os representantes das organizações para amanhã (11/02).

Ocemg inicia agenda de participações em conselhos e comitês do Estado e da capital mineira

O Sistema Ocemg já iniciou sua agenda de participações, em 2022, nos conselhos e comitês em âmbitos estadual e municipal. No dia 28 de janeiro, a organização participou da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) da Prefeitura de Belo Horizonte, que integra desde o final do ano com foco em defender os interesses das cooperativas que atuam na capital. No mesmo dia, a entidade marcou presença na primeira reunião do Comitê do Movimento Minas 2032, que tem o objetivo de “criar uma comunidade de desenvolvimento para a construção conjunta de reflexões e ações efetivas para promoverem a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015”. A participação do Sistema Ocemg no Movimento é parte das ações da entidade com vistas em contribuir efetivamente para o atingimento da Agenda 2030 por meio da prática dos ODS.

Já no dia 2 de fevereiro, foi a vez da 27ª Reunião Ordinária da URC CM do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O Copam é um órgão colegiado, com ação normativa e deliberativa, responsável pela formulação das diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente.

Sancionada lei que institui marco legal da microgeração e minigeração distribuída

Com vistas em estar a par das discussões sobre a Lei 14.300/2022, que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema Ocemg tem participado de ações e palestras sobre o tema. Um exemplo foi que, no dia 1º de fevereiro, o assessor institucional da organização, Geraldo Magela, participou da “Webinar – Lei 14.300 Geração Distribuída e a atratividade com as novas regras”, promovida pela Greener Consultoria, empresa especializada em negócios de energias limpas.

O assunto está na pauta de interesse e acompanhamento do Sistema Ocemg, visto que a entidade, entre outras iniciativas, lançou, em 2021, o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo (MinasCoop Energia), cujo foco é a geração de energia limpa, gerada a partir da construção de usinas fotovoltaicas para abastecer as unidades cooperativistas integrantes do programa, com a doação de parte desta energia para instituições de saúde filantrópicas das cidades em que estão localizadas. Além de incentivar a adoção de energia limpa pelas cooperativas, o Sistema Ocemg já implementou o formato em suas unidades, tendo inaugurado suas micro usinas de energia fotovoltaica no ano passado, no Norte de Minas. A Ocemg é ainda a instituição de representação das cooperativas de distribuição de energia no Estado e já existem algumas em atuação.
Sancionado no dia 6 de janeiro deste ano, o Marco Legal da GD (Geração Distribuída) prevê um período de transição para projetos solicitados em até 12 meses contados da publicação da Lei. As modalidades micro e minigeração de energia permitem a consumidores produzirem a própria energia que utilizam a partir de fontes renováveis - como a solar fotovoltaica, a eólica, a de centrais hidrelétricas e a de biomassa.

 

Facebook
Twiter
linkedin