Sistema participa do X Congresso Mineiro de Vereadores

O X Congresso Mineiro de Vereadores, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorreu no dia 8 de março, no Expominas, e contou com a presença de representantes do Sistema Ocemg. Devido à data, mesma em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, um dos principais tópicos abordados foi a necessidade de aumentar a presença feminina em todos os espaços públicos de poder. Na oportunidade, estiveram presentes o governador de Minas, Romeu Zema, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), deputado Antônio Carlos Arantes, e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, que ministrou a palestra magna do evento sobre as principais pautas do ano no Congresso

De acordo com a AMM, o Congresso busca fortalecer a parceria entre os vereadores mineiros e líderes políticos, a fim de que as Câmaras Municipais possam ajudar no desenvolvimento dos municípios no pós-pandemia. A Ocemg foi umas das entidades convidadas a participar do Congresso e foi representada pelo assessor Institucional, Geraldo Magela: “Foi uma oportunidade de interação com a AMM, com prefeitos e vereadores do Estado, algo que está alinhado com a política institucional do Sistema Ocemg, haja visto o trabalho que desenvolvemos em Minas Gerais, principalmente, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável e do MinasCoop Energia”, disse o assessor.

Reunião entre OCB, Unidades Estaduais e cooperativas do Agro debate importações de fertilizantes

No dia 10 de março foi realizada, pelo Sistema OCB com as Unidades Estaduais, uma reunião sobre a situação atual da aquisição de fertilizantes para as lavouras do Brasil. A Ocemg participou dos debates representando Minas Gerais, bem como a Coccamig, a CCPR, a Fecoagro Leite Minas e a Cooxupé, cujos dirigentes também marcaram presença. Na ocasião, integraram a reunião a gerente de Relações Institucionais, Isabela Pérez, o assessor institucional, Geraldo Magela, e os analistas técnicos Diana Oliveira e Gabriel Soares.

O tema é urgente, tendo em vista o cenário atual de guerra entre Rússia e Ucrânia, dois dos principais fornecedores de fertilizantes para país. O encontro, então, buscou nivelar os entendimentos sobre o assunto entre os cooperativistas do ramo agro e dirigentes de Unidades Estaduais e Nacional, ouvindo a realidade de cada região para buscar soluções que serão levadas ao conhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Saiu da reunião uma sugestão acatada pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, de providenciar um encontro do sistema cooperativista com a Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes (Anpifert) para construir uma previsão para os próximos meses. No dia 11 de março, o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes, que, segundo o site do Planalto, é “uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos (até 2050), promovendo o desenvolvimento do agronegócio nacional e considerando a complexidade do setor, com foco nos principais elos da cadeia: indústria tradicional, produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental”.

Atualização de custos de produção é pauta na retomada das reuniões da Câmara Técnica do Conseleite-MG

No dia 4 de março foi realizada, de maneira extraordinária, a primeira de cinco reuniões da Câmara Técnica do Conseleite-MG. O Sistema Ocemg integra o grupo, com participação de vários analistas dentre eles Diana Oliveira. O tema do encontro foi a atualização dos custos de produção propostos pelo Conselho, que está revendo como foram construídos cada um dos Sistemas Referências de Produção. Além disso, também estão sendo revisados os valores atuais dos fatores de produção.

Segundo Diana, as reuniões da Câmara Técnica não ocorrem com periodicidade pré-determinada e o agendamento é feito em comum acordo com o mercado do leite. Este primeiro encontro foi para definição dos trabalhos a serem realizados pelos membros, englobando tanto os gastos da indústria quanto minúcias dos custos dos produtores de leite. Entre os fatores que sofreram alterações de 2018, quando foi feito e divulgado o último estudo pela Câmara do Conseleite-MG, serão considerados, por exemplo, a alta da inflação e do combustível, bem como o incremento nos preços dos insumos para a produção, entre outros fatores. As reuniões serão realizadas até o final do mês de abril.

Ocemg integra reunião do Grupo Gestor Plano ABC+ sobre Agricultura de Baixo Carbono

Um encontro, no dia 8 de março, marcou os trabalhos de operacionalização dos Grupos Gestores Estaduais do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+), do qual o Sistema Ocemg faz parte em Minas Gerais. Na ocasião, a reunião contou com a presença do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rodrigo Dantas, e de demais membros do Grupo no Estado. O Plano ABC+ tem a finalidade de organizar e planejar ações a serem realizadas para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo país.

Entre os assuntos abordados, foi destacado a implementação e fortalecimento das Tecnologias ABC em todos os estados em diferentes níveis; bem como foi observado avanço nas pesquisas em todas as regiões e promovidas diversas capacitações e treinamentos para apoiar a adoção das Tecnologias ABC. Destaque para Minas Gerais, que estruturou a política sendo um exemplo de sucesso para a região. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do levantamento para o Programa Águas do Agro e a Embrapa abordou os desdobramentos do Programa para as bacias Velhas, Verde Grande e Jequitinhonha. “A participação do Sistema Ocemg no Grupo está diretamente alinhada com o compromisso da organização com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os quais buscamos colocar em prática no nosso dia a dia e fomentar nas cooperativas que sejam implementados. Entendemos que o ramo agro tem muito a contribuir neste sentido”, ressalta o presidente da entidade, Ronaldo Scucato.

Facebook
Twiter
linkedin