Cooperativismo marca presença em evento do setor de vestuário mineiro

O Sistema Ocemg participou, nos dias 31 de março e 1º de abril, do evento Avança Minas – Arranjo Produtivo Local (APL) Vestuário, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O encontro reuniu, de forma hibrida (presencial e à distância), os APLs mineiros do setor. Na oportunidade, o Sistema Ocemg foi representado pelo assessor Institucional, Geraldo Magela da Silva, que no segundo dia de evento, foi responsável por ministrar uma palestra sobre o tema “e falou sobre como é possível apoiar os APLs através da atuação de cooperativas de vários ramos.

Realizado, em sua parte presencial, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o evento foi voltado a empresas e cooperativas que integram APLs de vestuário, como também confecções e facções de Minas Gerais que desejam o reconhecimento com esse modelo de negócio para a diversificação econômica e a ampliação da capacidade de produção. Além da CDL-BH, o Sebrae-MG também foi parceiro na realização do Avança Minas. Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico de MG, Fernando Passalio, o Presidente da CDL BH, Marcelo Silva, com os deputados estaduais Laura Serrano e Dalmo Ribeiro, deputado autor da lei dos APLs, e o presidente do BDMG, Marcelo Bonfim.

Produtoras rurais de Brumadinho conhecem Programa de Desenvolvimento Sustentável Local da Ocemg

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg foi pauta de uma reunião entre representantes da organização e produtoras rurais atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Rural do Senar-MG. O encontro ocorreu no dia 30 de março, quando foi realizada uma palestra com a instrutora Cláudia Moura sobre a Cultura da Cooperação. Além disso, durante o encontro o Sistema Ocemg falou a respeito da organização cooperativista e sua atuação em apoio ao crescimento do setor em Minas Gerais.

O encontro aconteceu na Associação Comunitária de Aranha, no município de Brumadinho, e teve o objetivo de contribuir para que elas se organizem para trabalhar juntas e comercializar seus produtos de forma coletiva. As produtoras contaram sobre sua história e demandas. Ficaram agendadas outras duas reuniões no final de abril e início de maio para dar continuidade dos trabalhos.

Ocemg recebe visita de membros do Fórum Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

No dia 5 de abril, o Sistema Ocemg recebeu, em sua sede, a visita dos coordenadores e membros do Fórum Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia, do Distrito Federal e dos Estados do Maranhão, Paraná e Santa Catarina. O grupo estava acompanhado do superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais e da Diretora de Pequenos Negócios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Frederico Amaral e Silva e Maria Eneila Loiola, respectivamente.

No dia seguinte (6 de abril), foi realizada a reunião do Fórum Nacional das MPEs, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O Sistema Ocemg, como membro do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe), marcou presença durante o encontro. O Fórum Nacional é o órgão formulador das políticas públicas de apoio e incentivo ao desenvolvimento das MPEs brasileiras, setor responsável pela geração de mais de 60% dos empregos formais em nosso país.

Reunião da Câmara Técnica da OCB discute Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Sistema OCB promoveu, no dia 07 de abril, uma reunião da Câmera Temática das Cooperativas de Reciclagem e o Sistema Ocemg participou, sendo representado pelo seu assessor Institucional Geraldo Magela. Na pauta do encontro estavam assuntos relativos a participação das cooperativas de reciclagem na execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões.

A referida política é executada na prática pelos municípios, portanto, é necessário que as Unidades Estaduais do Sistema OCB possam estabelecer interlocução com as prefeituras para que seja possível um apoio mais consistente às cooperativas e sua relação com o poder público local. A legislação privilegia que o trabalho seja realizado por cooperativas ou associações de catadores formadas por pessoas de baixa renda.

Facebook
Twiter
linkedin