Presença na oficina do Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro

O Sistema Ocemg apoia o Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro - Eleições 2022. A iniciativa é do Sistema OCB e visa fomentar a consciência, o engajamento e a participação política do setor, além de potencializar sua representação político-institucional, promovendo o engajamento e participação de cada cooperado no exercício da sua cidadania. Dentro das ações pautadas pelo programa, foi realizada, no dia 29 de abril, a Oficina de Multiplicadores – Módulo 1, Cidadania e Participação, com participação de membros do Sistema Ocemg. Esta é a primeira de seis reuniões com o grupo, que envolve representantes de Unidades Estaduais e dos conselhos de Jovens e Mulheres. 
 
Na ocasião, marcaram presença pelo Sistema Ocemg a Gerente de Relações Institucionais, Isabela Perez, o assessor Institucional, Geraldo Magela, e o analista Jurídico, Alexandre Simões. Segundo Magela, a iniciativa “visa capacitar, preparar e instrumentalizar as equipes de todas as Unidades Estaduais, bem como da Unidade Nacional do Sistema OCB, para uma atuação consistente e eficiente no âmbito político e institucional, junto aos poderes públicos em todos os níveis”.

Cooperativismo mineiro representado na Reunião com o Ministro da Agricultura

O Sistema Ocemg segue participando de reuniões e encontros com representantes do setor agropecuário nos níveis estadual e nacional, com foco em defender as demandas das cooperativas mineiras. No dia 2 de maio, aconteceu uma reunião do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, com membros do Sistema OCB e de todas as Unidades Estaduais, incluindo as principais lideranças das cooperativas agropecuárias de cada Estado. 
 
Entre os participantes mineiros estavam o assessor Institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, presidentes e dirigentes das centrais e federações do ramo, como Coocamig, CCPR, Cemil, Fecoagro Leite Minas e Cooxupé. Na ocasião, foram discutidas as propostas para o aprimoramento da política pública de crédito rural em âmbito nacional.

Sistema Ocemg recebe visita do presidente do BDMG

No dia 4 de maio, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, recebeu, na Casa do Cooperativismo Mineiro, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marcelo Bonfim. Também participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Samuel Flam, o superintendente, Alexandre Gatti Lages, a Gerente de Relações Institucionais, Isabela Perez, e o assessor Institucional, Geraldo Magela. Na oportunidade, o presidente do BDMG fez um relato sobre as mudanças internas que estão sendo implementadas na instituição para tornar o banco mais efetivo nas políticas de desenvolvimento do Estado. Bonfim afirmou a importância do cooperativismo para Minas Gerais e o desejo do BDMG em estreitar cada vez mais sua atuação em prol das cooperativas agropecuárias e dos demais ramos, além de buscar fortalecer a parceria operacional com as cooperativas de crédito, aproveitando a capilaridade que elas têm em todo o território mineiro, a fim de fazer chegar as linhas de crédito às micro e pequenas empresas e produtores rurais. 
 
Ele ressaltou ainda que os recursos podem ser usados pelas pessoas interessadas na implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica, uma iniciativa alinhada com o Programa de Energia Fotovoltaica do Sistema Ocemg (MinasCoop Energia), que fomenta a adoção dessa prática sustentável pelas cooperativas com doação de parte da energia produzida para entidades beneficentes. Como resultado, ficou acertado que será desenvolvido um plano de trabalho conjunto entre BDMG e Sistema Ocemg para efetivar e operacionalizar as proposições discutidas na reunião. Para Scucato, a parceria e proximidade entre o cooperativismo e a instituição financeira trará inúmeros benefícios para Minas e para a população. 

Dirigentes do Grupo Globo na Casa do Cooperativismo mineiro

O Sistema Ocemg recebeu, no dia 3 de maio, uma visita de cortesia do diretor de Negócios Regional Centro-Oeste e Minas Gerais do Grupo Globo, Marcelo Ligere, e da Executiva de Soluções de Negócios, Patrícia de Castilho. Eles foram recebidos pelo presidente Ronaldo Scucato, pelo vice-presidente, Samuel Flam, pelo superintendente, Alexandre Gatti Lages, pela gerente de Relações Institucionais, Isabela Perez, e pela gerente de Comunicação Institucional, Juliana Gomes. 
 
O encontro foi oportuno para discutir as perspectivas e possibilidades de parceria entre as instituições. “A comunicação é imprescindível para qualquer segmento, afinal, tão importante quanto fazer as realizações e transformações que o cooperativismo realiza é anunciar às pessoas como as cooperativas são parte importante do dia a dia da sociedade, promovendo o desenvolvimento”, afirma Scucato. Ele ressalta ainda que o Sistema Ocemg está alinhado com o Sistema OCB na divulgação do cooperativismo, especialmente por meio da campanha SomosCoop, da Unidade Nacional. 
Facebook
Twiter
linkedin