Sistema Ocemg participa com estande no 37º Congresso Mineiro de Municípios

O Sistema Ocemg participou, com um estande, do 37º Congresso Mineiro de Municípios. O evento, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorreu nos dias 1 e 2 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e agentes públicos para integrar discussões sobre o tema Governança e Desenvolvimento nas gestões municipais. A programação contemplou também a cerimônia de posse da nova diretoria da AMM, que tem como presidente Marcos Vinícius da Silva Bizarro, prefeito do município de Coronel Fabriciano.

Na ocasião, o estande do Sistema Ocemg foi prestigiado por diversas autoridades e representantes do Estado. Para as analistas do Sistema Ocemg Diana Oliveira e Rouzeny Zacarias, bem como do assessor institucional, Geraldo Magela, que recepcionaram os visitantes no espaço, a participação no evento foi fundamental para divulgar a organização, o trabalho realizado e a representatividade do cooperativismo em Minas, especialmente em relação à disseminação das ações relacionadas ao desenvolvimento dos municípios mineiros por meio do setor.

Casa do Cooperativismo Mineiro recebe comitiva da OCB para conhecer PPPs de saúde

Nos dias 6 e 7 de junho, o Sistema Ocemg recebeu um grupo de representantes de cooperativas e Unidades Estaduais para uma visita de conhecimento sobre as iniciativas de Parceria Público-Privada (PPP) realizadas entre a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e unidades do setor. A iniciativa, organizada pelo Sistema OCB, reuniu um grupo composto por cerca de 15 cooperativistas da própria Unidade Nacional, do Sistema Ocemg, do Sistema OCB/ES, do Sistema OCDF e das cooperativas do ramo saúde: Unimed-BH, Unimed Vitória, Unimed Sul Capixaba, Unimed Manaus, Uniodonto Sul Goiano e Coopcare, do Distrito Federal, além da empresa de consultoria Radar PPP. 
 
Na oportunidade, após serem recepcionados em um almoço oferecido pelo Sistema Ocemg, a comitiva partiu para um encontro com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte a fim de conhecer o modelo de PPPs implantado na cidade e, no dia seguinte, participou de visitas técnicas a unidades municipais de saúde (Hospital Metropolitano Célio de Castro e Centros de Saúde) que foram implantadas através do modelo de PPPs. Ontem e hoje (8 e 9 de junho) o grupo integra ainda uma agenda similar na cidade de Salvador.

Ocemg ministra palestra sobre Programa MinasCoop Energia em Martinho Campos

Integrando as ações do Sistema Ocemg em relação ao Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo (MinasCoop Energia), foi ministrada palestra sobre o tema durante evento organizado pelo Sicoob Credimac, de Martinho Campos. Realizado no dia 3 de junho, o encontro contou com 70 participantes e teve como foco esclarecer para cooperados assuntos relativos à implementação da energia fotovoltaica, com uma linha de crédito especial pela cooperativa. 
 
Na oportunidade, o assessor Institucional da organização, Geraldo Magela, falou sobre o Programa MinasCoop Energia, como esta temática tem se desenvolvido no cooperativismo, esclareceu sobre o novo marco regulatório do setor, a Lei 14.300, sancionada no início deste ano, entre outros desdobramentos. Lançado em 2021, o programa atua no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde em todo o Estado. As cooperativas interessadas em saber mais informações sobre o MinasCoop Energia, assim como sobre as vantagens sociais, econômicas e ambientais da adoção da energia limpa por meio da iniciativa, podem entrar em contato pelo e-mail – [email protected] Em breve, o Sistema Ocemg irá realizar um seminário sobre energia fotovoltaica. As informações serão divulgadas no portal (www.sistemaocemg.coop.br).
 

Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando visita Casa do Cooperativismo Mineiro

No dia 1º de junho, a sede do Sistema Ocemg recebeu a visita do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, acompanhado de outros representantes da entidade, para fazer o convite formal ao presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, para participar do Megaleite na próxima semana, bem como reforçar a parceria entre as organizações em prol do desenvolvimento da pecuária de leite no Estado. 
 
Realizado pela associação, o Megaleite acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, com seminário, leilões, torneio leiteiro, entre diversas atrações. O Sistema Ocemg participa como apoiador do evento.  Sobre a relevância de representar o segmento cooperativista na ocasião, Isabela Pérez, Gerente Geral da entidade, ressalta: “o cooperativismo é muito importante no fortalecimento do pequeno e médio produtor de leite, sendo, hoje, 93 cooperativas atuantes no setor, com 79 mil cooperados e 7,2 mil empregos gerados. Além disso, em Minas existem 24 cooperativas que atuam no beneficiamento de produtos lácteos”.  

 

Facebook
Twiter
linkedin