Baixa Emissão de Carbono em MG é tradada em Reunião Ordinária do Plano ABC+

A Reunião Ordinária do Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária de Minas Gerais (Plano ABC+/MG), do qual o Sistema Ocemg faz parte, foi realizada no dia 18 de agosto. A analista do Sistema Ocemg, Diana Oliveira, representou a organização na ocasião. Com uma pauta extensa, a reunião focou na apresentação da proposta para as metas do Plano de Ação Estadual (PAE) de Minas Gerais no período de 2021/2030. O Plano ABC+ tem a finalidade organizar e planejar ações a serem realizadas para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo país.

O coordenador do Grupo Gestor do Plano ABC+/MG, Fernando Antônio de Souza Costa, frisou que para a elaboração do PAE é necessário a proposição de metas a serem alcançadas até 2030 com a implantação das tecnologias preconizadas pelo Plano ABC+. Para tal, durante o encontro, foram envolvidos na conferência de dados referentes ao documento, além da analista da Ocemg, representantes da Emater-MG, Fetaemg, Embrapa Milho Sorgo, Epamig, Sebrae Minas, IABS, Embrapa Gado de Leite, Seapa-MG, Inmet, Asemg, UFV e Sistema Faemg. Questões sobre as diferentes safras, tecnologias de plantio, projeção de crescimento por cultura no período, entre outras, foram analisadas durante a reunião.

Cooperativismo é pauta de palestra durante evento da Seapa-MG

No dia 25 de agosto, o Sistema Ocemg participou de um evento promovido pelo Comitê Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). Na ocasião, o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, representou a entidade, e o presidente do Sicoob Sarom, João Leite, ministrou a palestra “As Experiências e os Desafios do Cooperativismo e as Ações dos Queijos Artesanais em São Roque de Minas”.

Participaram ainda o Subsecretário de Política Agrícola, João Ricardo Albanez e o coordenador do Colegiado Gestor do Cooperaf, Gilson Salles. O encontro ocorreu na sede da Seapa-MG e a abordagem foi focada na ação do cooperativismo com foco no desenvolvimento sustentável no município de São Roque de Minas e região, a partir do apoio aos produtores de queijos artesanais.

Realizada primeira reunião do Grupo de Trabalho para a ampliação do leite e demais produtos lácteos na merenda das escolas do Estado

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), criado para estudar as possibilidades de ampliação da utilização do leite e demais produtos lácteos na merenda escolar nas escolas da rede estadual de ensino, foi realizada no dia 17 de agosto. O Sistema Ocemg integra o grupo e foi representado, na ocasião, pelo assessor institucional Geraldo Magela. Participaram do encontro do GT o superintendente de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG), José Roberto Avelar, a diretora de Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Maria Eneila de Loiola, e o diretor executivo da Fecoagro Leite Minas, Nidelson Falcão, em nome das cooperativas filiadas da Federação que atua no ramo leiteiro.

Na reunião, foi proposta a metodologia de trabalho do GT, periodicidade das reuniões e demais assuntos pertinentes ao andamento dos trabalhos. Ainda como parte das ações de fortalecimento do cooperativismo do ramo agropecuário no setor de leite, a Unidade Estadual mineira esteve presente ainda, no dia 23 de agosto, na reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite, que tratou sobre a situação do mercado atualmente.

Sistema Ocemg participa de reunião com novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de BH

No dia 25 de agosto ocorreu uma reunião entre o Sistema Ocemg e o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Adriano Faria. A convite do secretário, o assessor institucional Geraldo Magela representou a organização cooperativista no encontro. Na oportunidade, foi feita uma apresentação a respeito do Sistema Ocemg e do cooperativismo no Estado e na capital mineira, bem como, sobre os programas, projetos e ações que vêm sendo desenvolvidos pela entidade. 
 
Por sua vez, o secretário fez uma exposição sobre o funcionamento da secretaria e de como pretende trabalhar em sua gestão, focando na parceria com as entidades de representação das classes econômicas. Foi tratado ainda durante a reunião sobre a revitalização da Câmara do Cooperativismo no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento. Além disso, o Sistema Ocemg integra o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (CMTER-BH), órgão que está na esfera de atuação da respectiva secretaria.
Facebook
Twiter
linkedin