Sistema Ocemg apoia e participa de Feira Cooperativista no Vale do Aço

 
No dia 8 de julho, o Sistema Ocemg marcou presença durante a Feira do Cooperativismo, Associativismo e Empreendedorismo Mineiro (EXPOCOOP), em Coronel Fabriciano. A entidade foi patrocinadora Diamante do evento, nesta que foi sua primeira edição, e o presidente Ronaldo Scucato esteve presente na abertura. “Iniciativas com esta são de suma importância para divulgar ainda mais o cooperativismo nesta região tão relevante para Minas Gerais que é o Vale do Aço”, frisou o dirigente.
 
Na oportunidade, o assessor institucional Geraldo Magela ministrou uma palestra sobre o segmento cooperativista e a atuação do Sistema Ocemg no Estado. A Expocoop foi promovida pelas cooperativas Unimed Vale do Aço, Cônsul, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Coopesita, Sicoob Cosmipa e Sicoob Credicom, e patrocinada pelo Sistema Ocemg. O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de julho, no campus do Unileste, e incluiu estandes, fóruns e palestras, em uma área de 20 mil metros quadrados. A estimativa é de que 80 expositores tenham participado da feira, priorizando cooperativas da região.

Oficina de Multiplicadores do Programa de Educação Política para o Coop Brasileiro 2022

O Sistema OCB concluiu, no dia 15 de julho, a primeira turma da Oficina de Multiplicadores do Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro. Com o total de 14 horas, a iniciativa foi realizada virtualmente, de abril a julho, em seis encontros, e todo o material está disponível na plataforma Capacita Coop. A convite da Unidade Nacional, gerente Geral do Sistema Ocemg, Isabela Pérez, o assessor institucional Geraldo Magela e uma equipe de analistas da organização integraram a iniciativa, junto às lideranças dos comitês de Jovens e Mulheres e das Unidades Estaduais.
 
A capacitação teve como intuito fortalecer como liderança ativa e agente de transformação do movimento cooperativista, com o olhar no fortalecimento da participação e da representação política do cooperativismo, bem como na construção de políticas públicas voltadas para o movimento. “Nosso principal objetivo é que a turma de multiplicadores do programa possa contribuir com a sensibilização do público cooperativista, da comunidade local sobre a importância do tema, incentivando a participação ativa e consciente dos cooperativistas, além de difundir informações seguras e idôneas sobre o processo eleitoral e sobre as ações de representação do cooperativismo”, ressaltou Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB. Durante a última oficina realizada no dia 15 de julho, com a presença de 60 representantes cooperativistas, foi lançado o site Cooperativismo e Eleições 2022, que reúne as informações e materiais do Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro.

Encontro celebra 10 anos da Lei 12.690

A Reunião do Conselho do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS), realizada no dia 19 de julho, contemplou o Seminário 10 anos da Lei 12.690. O marco regulatório, que trouxe importantes conquistas para o ramo e é fundamental para o fortalecimento do setor, completou uma década na data do evento.
 
Para celebrar, o Sistema OCB convidou o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, para participar do seminário, que contou ainda com a participação do gerente da Corporação Mondragon, da Espanha, Ibon Zugasti. Na ocasião, o Sistema Ocemg marcou presença, representada pelo presidente da Coopifor e coordenador na Câmara Técnica de Cooperativas de Consultoria, Instrutoria, Treinamento e ATER do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços da OCB, José Aílton Junqueira e pelo assessor institucional Geraldo Magela.
 
Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, frisou que “a lei veio garantir algumas questões mínimas ao trabalhador cooperado”. Ele ressaltou ainda algumas questões que ainda precisam ser revistas na regulação do setor, como a participação nos processos licitatórios e na garantia de o cooperativismo ocupar mais espaço no mercado, tendo em vista as características que o segmento cooperativista apresenta como diferenciais.

Reunião da Câmara Técnica das Cooperativas Minerais escolhe coordenador e aborda plano de ações para os próximos anos

No dia 4 de julho, ocorreu a reunião da Câmara Técnica das Cooperativas Minerais, que englobou as apresentações dos participantes do grupo e do plano do trabalho para os próximos dois anos. O Sistema Ocemg foi representado pelo analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Gabriel Soares. E o encontro contou ainda com participantes do Sistema OCB, da OCB/MT e de cooperativas do ramo.

O coordenador de Ramos da Gerência de Relações Institucionais da OCB, Hugo Andrade, falou na abertura da reunião sobre a situação do setor, do plano de trabalho e da importância do engajamento das cooperativas minerais nas pautas. O coordenador da Câmara Temática, eleito durante a reunião, Gilson Camboim, destacou os avanços com relação à aproximação institucional com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Mineração e a bancada de parlamentares ligados ao segmento. O plano de trabalho para os próximos anos inclui, por exemplo, o Panorama do Cooperativismo Mineral, um levantamento da situação do ramo pela OCB; assim como uma proposta de trilha de aprendizagem para as cooperativas na Mineração Artesanal e em Pequena Escala a partir de diferentes cursos; entre outras iniciativas. A Câmara Técnica das Cooperativas Minerais está dentro do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços e deve se reunir sempre que acionada.

Facebook
Twiter
linkedin