Profissionais de transporte em Curvelo recebem orientações sobre o movimento cooperativista

 
Representantes do Sistema Ocemg participaram, no dia 28 de julho, de uma reunião com condutores autônomos da cidade de Curvelo e região, que estão interessados em constituir uma cooperativa de transporte regional, congregando motoristas que fazem transporte intermunicipal de passageiros, escolar, de cargas, moto táxi etc. Na ocasião, estiveram presentes pela entidade o assessor institucional, Geraldo Magela, e a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Lidiane Arantes. A iniciativa conta com o apoio do poder público municipal, tanto da Prefeitura de Curvelo quanto da Câmara Municipal.

A reunião contou com a presença de cerca de 30 participantes, assim como do vereador Emerson de Souza, presidente da Câmara Municipal de Curvelo, e de Luiz Márcio Ribeiro Vianna, ex-secretário de Estado de Planejamento de Minas Gerais na gestão do Governador Itamar Franco, que reside na cidade e é o mentor da iniciativa. Vianna promoveu a intermediação dos contatos entre o grupo de profissionais interessados em saber mais sobre o cooperativismo, as autoridades públicas municipais e o Sistema Ocemg.

Cooperativismo é apresentado em palestra na Câmara Municipal de Candeias

No dia 22 de julho, o Sistema Ocemg viajou até a cidade de Candeias, a pedido da Cooperativa de Transporte e Logística Integrada do Centro-Oeste Mineiro (Cootracom) para levar mais conhecimento sobre o segmento cooperativista para seu público. Na oportunidade, o assessor institucional da Unidade Estadual proferiu uma palestra sobre o cooperativismo, sua força no mundo, no Brasil e em Minas Gerais, bem como sobre a representatividade e o papel do Sistema Ocemg na defesa dos pleitos do setor. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Candeias e contou com cerca de 40 participantes, entre cooperados, dirigentes e colaboradores da cooperativa, além de pessoas da comunidade local. 
 
A cooperativa está em operação desde 2020, congregando, atualmente, cerca de 47 cooperados e quatro funcionários. Ela conta com o apoio dos poderes públicos municipais e vem participando ativamente dos programas desenvolvidos pelo Sistema Ocemg. A Cootracom está construindo sua sede em terreno resultante de cessão de uso feita pela Prefeitura Municipal e aprovada pela Câmara Municipal, com previsão de inauguração para o próximo mês de novembro/2022.

Sistema Ocemg integra o Programa Compete Minas

No dia 25 de julho, o Sistema Ocemg se reuniu, na Cidade Administrativa, com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG). Participaram o superintendente de Pesquisa e Tecnologia, Lucas Mendes, a diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Gláucia Anete Ferreira da Silva, que integram a equipe da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro teve como foco tratar a respeito da implementação do Programa Compete Minas, do qual o Sistema Ocemg é apoiador, representando o cooperativismo mineiro. 
 
A iniciativa, coordenada pela Sede-MG e operacionalizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), tem seu primeiro edital lançado, sendo possível a participação de cooperativas interessadas. Durante a reunião, foram discutidas ações que visem ao engajamento do cooperativismo no programa e aperfeiçoamentos que possam ser feitos para os próximos editais. O Compete Minas busca impulsionar os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. O edital, lançado no dia 10 de junho, disponibilizou as chamadas públicas com detalhes sobre o financiamento oferecido pela iniciativa. 

Sistema e cooperativas do setor participam de reunião da Câmara Técnica de Suinocultura

O cooperativismo, representado pelo Sistema Ocemg, esteve presente na reunião da Câmara Técnica de Suinocultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), ocorrida no dia 22 de julho. A analista da Gerência de Desenvolvimento e Acompanhamento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Diana Oliveira, participou do encontro virtual. Durante o encontro, foram abordados temas como os resultados da Semana Nacional da Carne Suína e as abordagens da Portaria 365/2021 do bem-estar animal – como impacta o abate de suínos vindos de outros Estados e do Projeto de Lei (PL) 24209/2022, que institui o Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura; entre outros temas. 
 
Como desdobramento importante a ser mencionado para as cooperativas do setor está a Semana Nacional da Carne Suína, que ocorreu de 1 a 17 de junho e impulsionou a venda do produto, por meio de ofertas e incentivo ao consumo da proteína. Um dos objetivos da ação era educar a população sobre seus benefícios, atrair como parceira a rede de supermercados e reforçar que Minas é o maior consumidor per capita de carne de porco (26 kg). Com a campanha, houve crescimento de 15% nas vendas do produto. Durante a reunião também foi abordada a queda de R$ 0,30 por quilo da carne suína e a importância de evitar gastos, uma vez que os preços dos insumos dispararam e as incertezas continuam. As cooperativas produtoras de carne suína Suinco, Coosuiponte/Assuvap e Cogran, representantes do Sistema Ocemg, participaram do encontro e são ativas nas decisões e nos trabalhos que estão sendo realizados pela câmara técnica.
Facebook
Twiter
linkedin