Sistema Ocemg participa de Assembleia Geral do Fopemimpe

No dia 12 de setembro, foi realizada, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a segunda Assembleia Geral de 2022 do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e que conta com a participação de diversas entidades representativas dos negócios privados, entre elas o Sistema Ocemg que, além de integrar o Fórum, é também membro do seu Conselho Deliberativo. No encontro, foram apresentados os resultados das políticas públicas do Estado de apoio e fomento ao desenvolvimento de microempresas e empresas de pequeno porte do Estado e a pauta de destaque foi a apresentação realizada pela Câmara de Recursos e Conciliação da Advocacia Geral do Estado, que mostrou a importância da atividade na busca para a solução de conflitos entre os cidadãos e as empresas privadas em relação às demandas judiciais existentes com o governo.

Foi apresentada a possibilidade de mudança na legislação atual, possibilitando que essa câmara que funciona dentro da estrutura da advocacia geral do Estado possa alcançar também os litígios de natureza tributária para atender o público-alvo do Fopemimpe. De acordo com o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, a proposição é uma temática importante e abordá-la no encontro foi um grande avanço. “O Sistema Ocemg propôs que agora possamos nos reunir para apresentar sugestões para a alteração dessa legislação de forma que ela venha contemplar de fato a possibilidade dos litígios de natureza tributária passarem a ser tratados e solucionados através da Câmara de Conciliação e Mediação existente na Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais (AGE).

OCB apresenta Cartilha Emendas Parlamentares: oportunidades para o cooperativismo

O Sistema Ocemg participou, no dia 1º de setembro, da Live realizada pela OCB para lançamento da Cartilha Emendas Parlamentares – Oportunidades para o Coop. O material tem como objetivo auxiliar as cooperativas na captação de recursos federais, por meio de convênios decorrentes de transparências voluntárias da União derivadas de emendas parlamentares, abordando seus conceitos básicos, procedimentos e regras disciplinadoras para aplicação destes recursos. É importante enfatizar que as emendas parlamentares também podem ser em âmbito dos legislativos estaduais e municipais. Durante a Live, Marcos Mognatti, consultor de Orçamento do Sistema OCB, esclareceu pontos da cartilha e tirou dúvidas dos cooperativistas que participaram do encontro virtual. Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, reforçou que ainda não são todas as cooperativas que podem participar e que há variação de programas em cada ministério.

Neste sentido, o assessor Institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, disse que é importante que as cooperativas leiam atentamente a cartilha e vejam se elas estão dentro do rol daquelas que podem captar recursos da União, dos estados e dos municípios.

Reunião do Conselho de Administração da Fecoagro Leite Minas tem participação do Sistema Ocemg e outros parceiros

O Sistema Ocemg esteve representado, no dia 8 de setembro, pelo assessor Institucional Geraldo Magela, durante reunião do Conselho de Administração da Fecoagro Leite Minas, realizada em Patos de Minas. Durante a reunião, foi comentado a respeito da ação que vem sendo realizada com o apoio do Sistema Ocemg que culminou com a criação de um Grupo de Trabalho, por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDE, e que é integrado pela Secretaria de Estado de Educação -SEE, Ocemg e Fecoagro Leite Minas, cujo objetivo é estudar e propor medidas para ampliação da participação do leite e demais produtos lácteos na merenda escolar da rede de ensino estadual, bem como, do projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que visa fortalecer a presença do leite e produtos lácteos na merenda escolar.

Também foi comentada a campanha realizada pela Fecoagro Leite Minas “Leite é tudo isso”, que busca fortalecer o cooperativismo agropecuário leiteiro no Estado. De acordo com o diretor executivo da Federação, Nidelson Teixeira Falcão, o Sistema Ocemg é um forte parceiro tanto na campanha quanto na demanda para que o leite seja incluído na merenda escolar. “A Fecoagro Leite Minas pediu o apoio do Sistema Ocemg e, como sempre, ele abraçou a causa e está apoiando e auxiliando na interlocução do projeto na Assembleia Legislativa para que ele possa ser votado. Além de ser um projeto que traz grandes benefícios para todos, ele demonstra a efetividade das ações da Federação”, sinalizou Nidelson.

Sistema Ocemg marca presença em solenidade de 30 anos da Cemil

No dia 9 de setembro, o assessor Institucional, Geraldo Magela, representou o Sistema Ocemg na solenidade em comemoração aos 30 anos da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil). A cerimônia aconteceu na sede da organização, em Patos de Minas, e contou com a presença de autoridades em âmbito nacional, estadual e regional e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A Cemil está presente em mais de 40 cidades da região e conta com o trabalho de suas filiadas: Coopatos, em Patos de Minas; Coopervap, em Paracatu e Comadi, em Dores do Indaiá. A Central integra o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, entre as 50 maiores cooperativas no ranking 17º em capital social.

Facebook
Twiter
linkedin