Seminário de Energia Fotovoltaica reúne principais parceiros do Programa MinasCoop Energia

O crescimento e consolidação de iniciativas para a geração de energia solar fotovoltaica no Brasil sinaliza que essa fonte de energia já ocupa uma posição sólida de relevância na Matriz Energética do país. Conhecedor dos benefícios gerados pelas fontes renováveis, e alinhado com o atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Sistema Ocemg realizou, no dia 26 de setembro, o Seminário de Energia Fotovoltaica. O evento reuniu cooperativistas e representantes do Governo de Minas Gerais, que desde as primeiras conversas para a criação do Programa Minas Coop Energia, iniciativa de fomento a adoção da energia fotovoltaica pelas cooperativas mineiras, vem sendo um grande apoiador da entidade, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), da Cemig, concessionária de energia elétrica do Estado, e do Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico (Indi). A parceria com o Governo de Minas não acarretou em contrapartida financeira, mas no auxílio para a viabilização da parte burocrática, de legislação e de questões técnicas de licenciamento para a construção das usinas.
 
Presente no seminário, o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede/MG) e presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop-MG), Douglas Cabido, destacou a importância da política de produção de energia limpa.  “Desde o momento em que nos foi apresentado o MinasCoop Energia pelo Sistema Ocemg, abraçamos o projeto”, disse. Na ocasião, a secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado Minas Gerais da Sede-MG, Kathleen Garcia, apresentou também o Programa Sol de Minas, do Governo do Estado.

Documento com Propostas para um Brasil mais cooperativo é entregue a representantes do Governo de Minas

Com vistas a apoiar e difundir a publicação lançada pelo Sistema OCB “Por um Brasil mais Cooperativo”, o Sistema Ocemg promoveu, ao longo desta semana, uma série de encontros com representantes do Governo de Minas. O assessor institucional Geraldo Magela se reuniu com o  Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, com o Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, que também preside o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop/MG), com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, com o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; e com a Secretária de Estado de Planejamento, Luísa Barreto, para entregar as proposições para subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas para o movimento cooperativista.
 
A publicação contempla cinco eixos temáticos e apresenta as principais contribuições das atividades desenvolvidas e planejadas pelas cooperativas em prol do desenvolvimento do país, com destaque para iniciativas, projetos e normas que necessitam da ação do governo para a sua continuidade, ampliação e ou implementação. De acordo com Magela, “o intuito da publicação é conscientizar cada vez mais o poder público do quanto o cooperativismo contribui para o desenvolvimento sustentável do país e o quanto ainda podemos contribuir, fortalecendo e potencializando a inserção do cooperativismo nas políticas públicas”. 
 
Para conhecer e acessar a publicação “Propostas para um Brasil mais Cooperativismo”, clique aqui.

Sistema Ocemg marca presença em importantes eventos realizados pelo Sistema Faemg

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Sistema Ocemg marcou presença durante o 1º Encontro do Sistema Faemg, que teve como tema “O Agro de Minas passa por aqui”. Realizado no Expominas, em Belo Horizonte, o evento contou com a participação de representantes de sindicatos rurais e  lideranças do setor, para uma imersão que buscou capacitar, integrar e fortalecer o setor produtivo. Segundo o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, o encontro foi um importante momento para o alinhamento do posicionamento político, bem como para a qualificação dos presentes em prol do desenvolvimento da atividade agropecuária. 
 
Já no dia 24 de setembro, a entidade marcou presença na quarta edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, realizado no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, que contou com uma vasta programação. Na oportunidade, a Associação Mineira dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas Gerais (Amiqueijo) assinou e entregou ao ministro do turismo, Carlos Brito, a solicitação para inscrição dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA), na lista representativa do Patrimônio da Humanidade, chancelada pela Unesco. 

 

Conselho Consultivo do Ramo Consumo define plano de trabalho para 2023

Representando o Sistema Ocemg, o assessor institucional da entidade, Geraldo Magela, participou do encontro online do Conselho Consultivo do Ramo Consumo da OCB, realizado no dia 19 de setembro, que abordou os temas: plano de trabalho de 2023, programa de educação política, capacitações e ferramentas do Sistema OCB, mercado de seguros, entre outros. A superintendente da OCB, Tânia Zanella, fez a abertura do evento e destacou a atuação do Sistema na inclusão do Ato Cooperativo no escopo do texto da Reforma Tributária e sobre o status atual das cooperativas no mercado de seguros. Ela abordou também o Programa de Educação Política e o que vem sendo trabalhado pelas Unidades Estaduais durante o período eleitoral. 
 
O coordenador de Ramos do Sistema OCB, Hugo Andrade, apresentou os números do consumo e as ferramentas disponibilizadas pelo Sistema OCB para ampliação do setor. O segmento conta com 247 cooperativas, 2.053.622 cooperados e quase 15 mil empregados, que congregam os serviços turísticos, veiculares, vestuário e beleza, produtos e equipamentos, farmácias e postos de combustíveis, supermercados, produtos alimentícios e serviços educacionais.
Facebook
Twiter
linkedin