Sistema participa de entrega de Cessões de Uso de Águas Públicas para produtores de tilápia de Morada Nova de Minas

No dia 21 de outubro, o Sistema Ocemg participou da entrega das Cessões de Uso de Águas Públicas da União para os Cessionários de Morada Nova de Minas. Na ocasião, a entidade foi representada pela analista da organização, Rouzeny Zacarias, que atua diretamente no Programa de Desenvolvimento Sustentável Local do Sistema Ocemg, que vem sendo realizado na cidade desde 2018 com foco no fortalecimento da Cadeia Produtiva de Tilápia. Desde o início do programa, foi apontado pelos piscicultores como principal gargalo para o crescimento e segurança da cadeia a falta de regulação das atividades de cultivo. Na época, o Sistema Ocemg procurou um especialista no mercado para atuar junto à regularização e, em parceria com o Sicoob Aracoop, os processos de regularização foram realizados, culminando nas primeiras entregas das cessões de uso de águas públicas da União durante esta cerimônia. De acordo com Rouzeny, existem ainda vários processos em andamento e, no evento deste mês de outubro, foram entregues 8 (oito). Além dessa ação, o Sistema Ocemg continuará trabalhando em outras frentes a fim de contribuir para o crescimento de Morada Nova de Minas que, atualmente, é o 2º maior produtor de tilápia do Brasil.

Na ocasião, participaram os representantes da Secretaria de Agricultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária - SAP/MAPA, Maurício Pessoa e Flávio Augusto; da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, como o coordenador de Agricultura Familiar e Cooperativismo da pasta, Rodrigo Monte, e Nelson Andrade; além de membros da Superintendência da Agricultura do Estado de Minas Gerais (SFA-MG), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) e do Bancoob. A programação do evento abrangeu, além da entrega das cessões, visitas à Multifish, de produção de alevinos, e à Profish, uma fazenda de engorda de tilápias.

Cooperativismo presente no Festival Cultural Gastronômico, Turístico e Socioeconômico do Baru Urucuia

O cooperativismo esteve presente no Festival Cultural Gastronômico, Turístico e Socioeconômico do Baru Urucuia Grande Sertão 2022 (IV FENABARU), que ocorreu no dia 7 de outubro, na cidade de Arinos. A Cooperativa Regional de Base na Agricultura (Copabase), sediada no município, juntamente com a prefeitura local, o Governo do Estado e outros parceiros, dentre eles o Sistema Ocemg, foram os promotores do evento.

Na oportunidade, o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, juntamente com a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), liderada pelo Superintendente de Desenvolvimento e Potencialidades Regionais, Rodrigo Sampaio Melo, ministrou uma palestra, que teve como tema a atuação do Sistema Ocemg e uma apresentação do cooperativismo em Minas, no Brasil e no mundo. O baru é uma árvore leguminosa nativa do Cerrado do Brasil Central e seu fruto é um legume lenhoso, castanho, com uma única amêndoa comestível. A castanha do baru é muito saborosa e já vem ganhando os mercados nacional e internacional.

Câmara da Cachaça e do Alambique discute Política de Logística Reversa de embalagens de vidro em Minas Gerais

O Sistema Ocemg marcou presença na reunião da Câmara Técnica Setorial da Cachaça de Alambique, realizada no dia 29 de setembro, em formato híbrido, cujo foco principal foi a discussão da Política de Logística Reversa de embalagens de vidro em Minas Gerais. A normativa definirá as diretrizes para a estruturação, implementação, operacionalização, aprimoramento e monitoramento dos produtos disponíveis no mercado mineiro, após o consumo, independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
Participaram do debate a analista do Sistema Ocemg, Diana Oliveira, além de representantes do IMA e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG).

O grupo abordou a minuta da Política estadual, que abrangerá os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos sediados ou não em Minas, para atendimento das diretrizes, metas, prazos, entre outros pontos. Vale destacar que a emissão, a renovação e a obtenção de Licença Ambiental de Operação, a partir de junho 2024, estão vinculadas a partir do cadastro do Plano de Logística Reversa e os respectivos relatórios anuais junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), nos moldes dos procedimentos a serem definidos em conjunto pela FEAM e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMAD-MG). Estão estipuladas metas quantitativas que começam de 28,75% da quantidade de embalagens de vidro colocadas no mercado mineiro, já no ano que vem, e vão até 32,5% do total em 2026. A Câmara Técnica irá pleitear que se inicie, em 2023, a meta quantitativa de 22%, chegando a 26% em 2026. A Política atinge, além de cooperativas de cachaça e artesanato, todas aquelas que utilizam embalagens de vidro em seus produtos, assim como as de reciclagem, que podem se beneficiar e contribuir de forma social e ambiental para os canais de logística reversa para os produtos pós-consumo.

 

Ocemg prestigia solenidade dos 50 anos do Sistema Uniodonto

Maior sistema de cooperativas Odontológicas do Mundo, o Sistema Nacional Uniodonto completou 50 anos. O Sistema Ocemg participou da solenidade em comemoração ao aniversário da organização, realizada no dia 22 de outubro, na Confederação Nacional das Cooperativas Odontológicas (Uniodonto do Brasil), em São Paulo.

O evento contou com a presença do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, e de diversos dirigentes cooperativistas que integram o sistema, entre eles, a presidente da Uniodonto BH, Dra. Lásara Dirli Gomes da Silva. Na oportunidade foi lançada a nova identidade visual do Sistema Uniodonto, bem como um livro comemorativo do cinquentenário.

Facebook
Twiter
linkedin