Cooperativismo representado no Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro

O Sistema Ocemg retomou a agenda de Relações Institucionais em 2023. Logo no dia 1º de fevereiro, o assessor institucional da organização Geraldo Magela participou da 3ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro (CCS Agro), na sede do Sistema Faemg, que coordena o grupo. O CSS Agro tem caráter político e técnico e conta com a participação de diversas instituições associativas e do Governo do Estado, incluindo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). O Sistema Ocemg, por congregar e representar as cooperativas do ramo Agro, passou a integrar o Comitê nesta terceira reunião.

O foco do grupo é tratar sobre questões que envolvem a sustentabilidade no setor agropecuário, buscando uma ação integrada de todos os membros. Na reunião, a pauta abordou sobre como o Comitê irá funcionar, como, por exemplo, as contribuições e entendimentos do setor visando a consulta pública do Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais (Plac), que está aberta até hoje, 16 de fevereiro. Dentro do Sistema Ocemg, as proposições do cooperativismo foram validadas junto às Gerências de Educação e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas.

Sistema Ocemg participa de posse dos Deputados Estaduais na ALMG

No dia 1º de fevereiro, o Sistema Ocemg marcou presença na posse dos Deputados Estaduais para a atual legislatura. O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), contou com a participação do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela. Na ocasião, os 77 deputados foram empossados, e o deputado Antônio Carlos Arantes, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), assumiu como Primeiro Secretário da Casa. Além disso, foi reeleito o deputado Professor Wendel, que também tem grande conectividade com as pautas cooperativistas e é vice-presidente da Frente.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a proximidade com o Poder Legislativo é uma das prioridades do trabalho de Relações Institucionais da entidade, com o propósito não apenas de fomentar as pautas do cooperativismo junto ao legislativo, como também defender os interesses do setor a partir do acompanhamento de projetos importantes que impactam o setor. "Continuaremos firmes no diálogo com os parlamentares, com foco em ações futuras, para que tenhamos ainda mais êxito nos encaminhamentos de defesa do cooperativismo", conclui.

Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro recebe oficina do Cooperaf

O Centro de Treinamento do Sistema Ocemg recebeu, no dia 2 de fevereiro, a oficina de trabalho para ações do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf). Na ocasião, participaram representantes das entidades que compõem o Colegiado Gestor do programa: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Sistema Ocemg, Fetaemg, Unicafes-MG e Sebrae-MG. Ao todo, 13 instituições compõem o grupo. Na oportunidade, participaram cerca de 30 pessoas, cujo objetivo era traçar, juntos, o Plano de Ação do Programa em 2023.

Durante o encontro, estiveram presentes o presidente do Colegiado Gestor, superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa-MG, Gilson Sales; e o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, João Ricardo Albanez, que falou sobre a importância da agricultura no Estado, com foco na responsabilidade que este setor tem ao produzir alimentos e o quão importante é a segurança alimentar. Estiveram presentes, o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, e as analistas Diana Oliveira e Rouzeny Zacarias. No dia 14 de fevereiro, houve mais um encontro do grupo para dar prosseguimento aos trabalhos de construção e consolidação do Plano de Ação. Segundo Diana, entre as medidas planejadas pelo grupo nos próximos meses a capacitação, articulação e estruturação física dos estabelecimentos de agricultura familiar serão prioridades.

Vale ressaltar que foi recriado o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que contemplará a Política de Agricultura Familiar, em conexão com as Secretarias Estaduais. Com isso, a expectativa é de que venham muitas mudanças neste novo governo, com repercussões em Minas Gerais.

Reunião do Ceter-MG marca início de atividades deste ano com foco em emprego e renda no Estado

No dia 9 de fevereiro, houve a primeira Reunião Ordinária deste ano do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG), do qual o Sistema Ocemg é membro. O encontro, que marcou a retomada dos trabalhos do grupo, foi realizado na sede da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Minas Gerais. Durante a reunião, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, órgão responsável pela política pública de trabalho, emprego e renda em Minas, prestou contas dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, repassado pela União para o Estado com foco na execução das ações nesse sentido. Alguns exemplos são as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nas atividades de capacitação e treinamento.

Além disso, durante o encontro foi apresentado o trabalho realizado pela Organização Rede Cidadã, que presta serviços em diversos Estados de capacitação e intermediação de mão de obra, fazendo recolocação de prestadores de serviços em diversas entidades de classe, empresas, até órgãos de prefeituras ou do governo. Por fim, foi aprovado o calendário de reuniões para o exercício de 2023 do Ceter-MG.

Facebook
Twiter
linkedin