Poder Legislativo: representantes do coop mineiro realizam visita institucional ao presidente de honra da Frencoop BH

O relacionamento com membros dos Três Poderes é categórico para o Sistema Ocemg na defesa das demandas das cooperativas e do desenvolvimento do setor em Minas e no Brasil. Para tal, a entidade mantém uma agenda de encontros com governantes, deputados, vereadores e assessores e, no dia 23 fevereiro, o assessor institucional da Ocemg, Geraldo Magela, realizou uma visita de cortesia ao vereador Maninho Felix, com o objetivo de alinhar iniciativas e projetos de Lei de apoio às cooperativas de BH. Na ocasião, participaram também representantes do Sicoob Credinacional, que atua na capital mineira e busca ampliar sua atuação na cidade. 

Maninho Felix tomou posse recentemente, visto que era suplente de outro vereador que foi eleito deputado e assumiu o novo cargo. Como presidente de honra da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop-BH), o vereador possui grande alinhamento com as pautas de defesa e desenvolvimento do setor cooperativista na capital mineira.

Ocemg participa de posse da nova diretoria do Sebrae Minas

No dia 27 de fevereiro, o presidente Ronaldo Scucato e a gerente Geral do Sistema Ocemg,  Isabela Pérez, participaram da posse da diretoria do Sebrae Minas. Na ocasião, também foram empossados os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade, nos quais a Unidade Estadual cooperativista possui representantes, sendo Scucato e Pérez representantes do Deliberativo, e a conselheira do Sistema Ocemg, Tatiana Campos Sales Silva, titular do Fiscal, com Elson Márcio, colaborador da entidade, como suplente.  Após ocupar por quatro anos a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva foi empossado como novo presidente do Sebrae Minas. 

Na mesma semana, no dia 1º de fevereiro, o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, representou a organização no Workshop “Índice de Inclusão Financeira dos Municípios Brasileiros”, realizado pelo Sebrae Minas, com participação do Sicoob Central Crediminas, Sicoob Central Cecremge, Sistema Ocemg, Banco Central e professores de faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O workshop teve como foco a estruturação do projeto de formulação deste índice pelas equipes do Sebrae Minas e professores da UFMG, que engloba o estudo sobre a participação do cooperativismo de crédito nos municípios mineiros.

Ocemg apoia evento de integração de cooperativa de crédito da capital mineira

O Sistema Ocemg marcou presença no Integra Jus/MP, realizado pelo Sicoob Jus/MP no dia 4 de março. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e foi direcionado para seus cooperados, com foco no fortalecimento e união em prol da cooperativa. Ao todo, cerca de 70 participantes acompanharam a programação do Integra. 

Além de participar da mesa de abertura, na pessoa do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, a entidade apoiou o evento através de uma palestra sobre a Importância da Cooperação, ministrada por uma instrutora da Sescoop/MG. A mesa de autoridades contou com a presença do presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e do diretor do Sicoob Central Cecremge, Márcio Villefort, entre outros.

Entidades debatem ações para defender a cadeia produtiva do leite em Minas frente à proposta da Reforma Tributária

Uma reunião virtual, no dia 6 de março, balizou o alinhamento entre as entidades componentes do Conseleite/MG sobre os impactos da Reforma Tributária na cadeia produtiva do leite. Participaram representantes dos Sistemas Ocemg, Faemg e do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg). 

Representando os interesses das cooperativas do setor, o presidente Ronaldo Scucato, a gerente Geral, Isabela Pérez, o assessor institucional Geraldo Magela e o analista Alexandre Simões também estiveram na reunião, que teve como objetivo fazer os alinhamentos necessários de posicionamento das três entidades com vistas às propostas de Reforma que estão tramitando no Congresso Nacional. Ficou acordado que será feita uma ação conjunta na defesa do setor de leite, envolvendo os parlamentares federais mineiros que compõem o Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional. “Estamos acompanhando de perto as propostas e os possíveis impactos da Reforma Tributária e entendemos a importância de um diálogo articulado para alcançar um denominador comum. Existem muitas questões dentro da reforma relacionadas ao insumo agropecuário e competitividade, que são bastante preocupantes para o setor", finalizou Scucato.