Sistema Ocemg marca presença no Megaleite 2022 e em reunião do Conseleite-MG

O Sistema Ocemg participou, como apoiador, do Megaleite 2022, realizado no período de 15 a 18 de junho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, com uma programação que contemplou seminários, leilões, torneio leiteiro, entre diversas atrações. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando, que estimou que cerca de 60 mil pessoas passariam pelo espaço. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, foi representado na mesa de abertura pelo assessor Institucional, Geraldo Magela, juntamente com autoridades como o vice-governador Paulo Brant, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Norman, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, e o presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, dentre outros.

Durante a programação, ocorreu a reunião do Conseleite-MG, no dia 15 de junho, do qual o Sistema Ocemg faz parte representando tanto os produtores rurais cooperados quanto as cooperativas do setor que possuem indústrias de laticínios. Na oportunidade, a gerente Geral do Sistema Ocemg, Isabela Pérez, marcou presença nas discussões, que trouxeram boas notícias para os pecuaristas de leite. Um dos destaques foi o trabalho que vem sendo desenvolvido para dar a real previsibilidade do mercado de preços ao produtor de leite para os próximos meses. Na ocasião, foi divulgado que a metodologia para o cálculo dos valores de referência está sendo atualizada de modo a trazer valores mais assertivos e em tempo real para os produtores. O Sistema Ocemg tem participado ativamente de todas as reuniões da Câmara Técnica do Conseleite-MG, responsável por esta reformulação, para ajudar na composição do novo mecanismo. Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ações de valorização do setor são prioridades na entidade. “O segmento do leite é de grande importância para Minas, visto que a pecuária leiteira é uma das principais atividades econômicas do Estado. E as cooperativas desempenham um papel preponderante no fortalecimento dos produtores, trazendo melhores oportunidades de negócios e prestando assistência técnica qualificada”, realçou Scucato.

Reunião do Agronordeste conta com apresentação do Sistema Ocemg para os demais membros

O Sistema Ocemg marcou presença na 14ª Reunião do Comitê Estadual de Coordenação do Plano Agronordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada no dia 14 de junho. Na oportunidade, representaram a organização o assessor Institucional, Geraldo Magela, e os analistas Diana Oliveira e João Paulo Barra Palmieri, das Gerências de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas e de Educação e Desenvolvimento Sustentável. Juntos, eles fizeram uma apresentação dos projetos e ações que o Sistema Ocemg está desenvolvendo na área de abrangência do Plano Agronordeste direcionados para os produtores rurais, principalmente agricultores familiares e cooperativas do ramo agropecuário.

De acordo com Magela, a apresentação teve como objetivo nivelar o conhecimento de todas as instituições que participam do comitê, com vistas em possibilitar entendimentos e parcerias que contribuam para otimizar ações e minimizar desperdícios de recursos e esforços. Todas as instituições farão apresentações semelhantes. Além disso, durante a reunião, foram aprovados os planos de negócios dos Arranjos Produtivos Locais (APLS) de polvilho e do APL da apicultura no território de Januária, entre outros assuntos.

Projeto em Brumadinho e região conta com Sistema Ocemg no fomento a cadeias produtivas locais

No dia 11 de junho foi realizado o encerramento do Projeto Superação Brumadinho, iniciativa do Sistema FAEMG com o apoio da prefeitura local e que conta com a parceria do Sistema Ocemg na sua aplicação. Durante o evento, realizado no Estacionamento Central de Brumadinho, foram premiados produtores rurais e participantes da iniciativa. A programação contou também com a Feira dos Produtores e o Programa Família na Praça. O projeto, iniciado há cerca de dois anos, versa na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a produtores rurais atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem da Vale. Ao todo, foram 473 propriedades transformadas, em sete cadeias produtivas, nas regiões de Mário Campos, Sarzedo e Brumadinho.
 
O Sistema Ocemg foi representado pelo assessor Institucional, Geraldo Magela, e pelas analistas Lidiane Arantes e Cláudia Melo. A organização atua em parceria com o Senar Minas, junto a dois grupos participantes do ATeG, de Brumadinho e Mário Campos, por meio de encontros que são desdobramentos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, que busca fomentar e capacitar os atores para o fortalecimento de cadeias produtivas locais. No caso do Projeto Supera Brumadinho, o interesse dos produtores participantes é em constituir, futuramente, uma cooperativa e o Sistema Ocemg está contribuindo no nivelamento do entendimento sobre o cooperativismo, entre outros tópicos. Segundo Lidiane, mesmo com a cerimônia de encerramento, o trabalho com estes grupos segue sendo realizado pela organização. Ela ressaltou ainda que, por ocasião do evento, o Ministério da Cidadania, por meio do Sistema Faemg e do Senar Minas, anunciou a abertura de mais cinco grupos do ATeG em Brumadinho e região. 

Reunião do Fopemimpe debate temas relevantes para micro e pequenas empresas

No dia 9 de junho ocorreu a reunião do Conselho Deliberativo do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), do qual o Sistema Ocemg faz parte. Durante o encontro, foram tratados assuntos de grande importância sobre os eixos Temáticos do Conselho envolvendo Capacitação, Inovação e Tecnologia, com ênfase no andamento do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede/MG), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG) e Sebrae Minas. Um dos temas abordados foi a simplificação do processo de compras públicas por parte da Seplag /MG, o que foi reforçado pelo representante do Sistema Ocemg, o assessor institucional Geraldo Magela, que enfatizou que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG) também está com um projeto de Simplificação das Compras Públicas direcionado à Agricultura Familiar. É muito importante que todas as entidades reforcem a divulgação sobre esse assunto, tendo em vista a necessidade de reaquecer o mercado para atingir o maior número possível de empreendimentos. 
 
Na ocasião, o representante do Sistema Ocemg informou aos demais membros sobre a tramitação do projeto de Lei Estadual na Assembleia Legislativa (PL – 2857/2021), que dispõe sobre a criação do Fundo de Aval Garantidor Emergencial de Crédito do Estado de Minas Gerais, destinado a assistir o segmento das MPEs, iniciativa proposta pela Ocemg, após diálogo com o ramo crédito, que foi levada ao Fopemimpe e abraçada pelo fórum. O PL está tramitando no momento na Comissão Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), sendo o relator do projeto o Deputado Heli Tarquínio. 
Facebook
Twiter
linkedin