Representante mineiro é escolhido coordenador de Câmara Técnica de Consultoria, Instrutoria, Assistência Técnica e Extensão Rural da OCB

A reunião da Câmara Técnica das Cooperativas de Consultoria, Instrutoria e Assistência Técnica e Extensão Rural, do Conselho Consultivo Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, realizada no dia 27 de julho, teve como foco escolher o coordenador do grupo. E o nomeado foi o presidente da Coopifor, José Aílton Junqueira, representante do Sistema Ocemg. 
 
A Câmara Técnica tem como foco tratar sobre assuntos de interesse das cooperativas que atuam nesse segmento. José Aílton ressaltou que já existia o Conselho Consultivo do ramo, que passou a atuar por meio de Câmaras Técnicas e frisou: “O Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, depois de 2019, foi o que mais recebeu outros ramos com a nova organização da OCB. Então, ficaria complicado para a Unidade Nacional trabalhar com as várias cooperativas e atuações do setor. Por isso, essa segmentação é importante para facilitar esse trabalho”, explicou, completando sobre sua nova função: “Agora, vamos criar um programa de trabalho dentro da OCB, consultando representantes do cada Estado, para buscar a facilitação, o desenvolvimento e o atingimento de novos mercados por essas organizações”. 

Ocemg participa de 27ª Assembleia Geral do Fopemimpe-MG

No dia 27 de junho, o Sistema Ocemg participou da 27ª Assembleia Geral do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe-MG), do qual é membro do Conselho Deliberativo desde que o grupo foi constituído. Na oportunidade, o assessor institucional do Sistema Ocemg Geraldo Magela apresentou a posição sobre a tramitação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que visa constituir um Fundo Garantidor de crédito para apoiar micro e pequenas empresas que estão em situação praticamente de fechamento devido aos impactos negativos da pandemia. 
 
O PL teve origem a partir de proposição da Ocemg, após discussão com representantes de cooperativas de crédito, levado para o Fopemimpe-MG e então apresentado pelo deputado Antônio Carlos Arantes na ALMG. Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da casa, já tendo sido aprovado por outras duas Comissões, de Legislação e de Desenvolvimento Econômico.  A iniciativa, se aprovada, beneficiará tanto as micro e pequenas empresas com a concessão de crédito para sua retomada quanto as cooperativas de crédito enquanto instituições financeiras. Durante a assembleia, foi apresentada ainda a prestação de contas de tudo que foi desenvolvido no âmbito do Fórum ao longo do primeiro semestre de 2022.

Reunião entre Ocemg, Fecoagro Leite Minas e secretarias do Estado discute inclusão de lácteos na merenda escolar

Uma importante reunião envolveu representantes do Sistema Ocemg, da Fecoagro Leite Minas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG). O encontro teve como pauta a discussão sobre a ampliação do uso dos produtos lácteos na merenda escolar da rede de ensino público do Estado. A proposição foi bem aceita pelos membros do governo estadual, porém existem entraves, principalmente quanto ao repasse de verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e das exigências normativas do governo federal. 
 
Ainda assim, os membros da SEEMG, por meio do Subsecretário de Administração da pasta, Silas Fagundes, que participou da reunião, irão estudar a viabilidade junto ao setor de nutrição da Secretaria para a inclusão dos produtos. A fim de contribuir para os estudos sobre o tema e buscar caminhos para superar os entraves com relação às normativas da merenda escolar nas escolas públicas mineiras, será criado um Grupo de Trabalho, com participação de membros das quatro entidades. Na oportunidade, participaram o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, e, representando a Fecoagro Leite Minas, o presidente Vasco Praça Filho e o diretor executivo, Nidelson Falcão.

Seminário Avança Minas conta com palestra sobre cooperativismo

Uma palestra sobre Cooperativismo fez parte da programação do Seminário Avança Minas, sobre os Arranjos Produtivos Locais de Alimentos (APLS), realizado no dia 30 de junho, no auditório da Escola Técnica e Gerencial do Sebrae Minas. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), em formato híbrido, sendo transmitido pelo canal da pasta no Youtube.

A programação contou com uma apresentação do assessor institucional do Sistema Ocemg Geraldo Magela sobre o cooperativismo e atuação das cooperativas do ramo agropecuário na produção de alimentos. A Ocemg integra o Núcleo Gestor dos APLS (Arranjos Produtivos Locais) em Minas Gerais, que congrega as aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa”.

Facebook
Twiter
linkedin