Imagem - Ocemg

Cooperativas

Desde julho de 2010, o Sistema Ocemg colocou em prática o projeto intitulado “Equipe Técnica”. O objetivo é promover a troca de informações institucionais e identificar as principais demandas das cooperativas por ramo ou região, oferecendo

sugestões e soluções para o desenvolvimento do segmento no Estado. A equipe realiza visitas in loco para diagnosticar as dificuldades e, a partir de demandas comuns, sugerir programas que vão ao encontro das necessidades das entidades visitadas.

OS OBJETIVOS DO PROGRAMA SÃO:

  • Mapeamento das demandas comuns
  • Cadastro atualizado das cooperativas visitadas
  • Elaboração de Informes Técnicos

Seja bem-vindo à agenda de visitas da Equipe Técnica do Sistema Ocemg. Verifique as regiões previstas e entre em contato conosco!

Cooperativa
Ramo
Região
Cidade

O Sistema Ocemg disponibiliza neste espaço um modelo padrão de Relatório Contábil para facilitar o trabalho das cooperativas. Em caso de dúvidas, entre em contato

com a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas pelo telefone 31. 3025.7065 ou pelo e-mail: cooperativa@minasgerais.coop.br

Modelo de Relatório Contábil

Saiba quais são as cooperativas mineiras registradas e adimplentes no Sistema Ocemg. Nesta seção será possível localizar cooperativas por ramo, região, cidade e produtos oferecidos. Confira!

Conheça também a seção Giro Cooperativo e fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado mineiro.

Exibindo resultados para a busca:

Saiba tudo sobre as contribuições devidas ao Sistema Ocemg. Nesta seção você encontra todas as informações relacionadas aos prazos, embasamentos legais, penalidades e base de cálculo de acordo com cada contribuição.

Para informações sobre a Contribuição Cooperativista, Confederativa e Contribuição do Sescoop, clique aqui.

Para mais informações sobre a Contribuição Confederativa, clique aqui. E confira no vídeo abaixo a importância da Contribuição Confederativa para o fortalecimento do setor.

Imagem - Ocemg
assista ao vídeo

Para divulgar os principais números, atividades, contribuições sociais e resultados gerais do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg promove um levantamento anual de informações, para a elaboração do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro e atualização do aplicativo Cooperativismo em Minas. A metodologia da pesquisa é baseada em um questionário digital que deverá ser respondido no formato eletrônico pelas cooperativas.

A publicação tem como objetivo a atualização do banco de dados cadastrais, sociais e econômicos do setor, subsidiando ainda o estudo técnico para a elaboração do ranking das cooperativas do Estado.

A iniciativa, reconhecida em âmbito nacional, é considerada um indicador de tendências, e registra as informações sobre o segmento, demonstrando sua importância para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.

Para compor a edição 2020 do Anuário, a cooperativa deverá acessar e preencher o formulário a partir de 2 de janeiro tendo até o dia 17 de abril para fornecer as informações solicitadas através do endereço www.minasgerais.coop.br/sig .

A matrícula que será solicitada para continuidade do preenchimento é o Número do Registro da Cooperativa no Sistema Ocemg e a Senha é a mesma do ano passado. Ao entrar no Sistema, basta clicar em “Anuário” – no Menu “Cooperativa” – para o preenchimento do questionário. Caso seja o seu primeiro acesso, entre em contato para obter o seu login e senha.

Além de preencher o questionário a cooperativa deverá autorizar a sua participação no ranking na última questão do questionário.

Pela importância desse trabalho, cujos resultados serão revertidos em benefício das próprias cooperativas, solicitamos empenho no sentido de colaborar com a pesquisa, respondendo com agilidade e máxima fidelidade às questões solicitadas.

Lembramos que a participação não tem custo. Em caso de dúvidas ou mais informações entrem em contato pelos telefones: (31) 3025-7089, (31) 3025-7136 ou (31) 3025-7135.

O Sistema Ocemg elaborou uma publicação com o objetivo de apresentar um portfólio com os principais produtos oferecidos pelas cooperativas mineiras. O “Catálogo de

Produtos de Cooperativas de Minas Gerais” pode ser considerado como um material pioneiro, norteador e que oferece maior visibilidade aos artigos produzidos pelas cooperativas.

Destaca serviços de cooperativas que comercializam produtos com valor agregado, artesanais e que consideram critérios de certificação, indicação geográfica, dentre outras informações. Foram contemplados os ramos agropecuário, produção e mineral.

Com o material, é possível localizar especificações técnicas, conhecer informações sobre capacidade, produção e instalações das cooperativas, conferir as marcas, as embalagens, os ingredientes e muitas outras descrições que traduzem não apenas o potencial do setor, como também sua força produtiva que fomenta o desenvolvimento a partir da gestão profissional focada na competitividade sustentável.

Acesse aqui a publicação.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg