Imagem - Ocemg
Portfólio

MinasCoop Energia

Programa inovador de geração de energia fotovoltaica do cooperativismo mineiro.

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, assim como conhecedor do papel do cooperativismo no atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Sistema Ocemg criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.

A iniciativa, que vem sendo estudada há algum tempo e ganhou como aliado, no final de 2020, o Governo de Minas, foca na geração de energia autossuficiente, tendo como diferencial o cuidado no âmbito social, inerente aos valores e princípios do cooperativismo.

O programa consiste no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas em todo o Estado.

Em novembro de 2022, o Sistema Ocemg recebeu o registro definitivo da marca Minascoop Energia.

O MinasCoop Energia foi construído com base em três pilares:

  • Econômico: O programa visa a redução de custos e a economia de recursos. A estimativa é de que, feito o investimento inicial para construção da usina, o retorno financeiro deva acontecer em, no máximo, cinco anos.
  • Ambiental: O programa é focado na geração de energia limpa.
  • Social: O programa é voltado para suprir a necessidade energética de entidades filantrópicas de Minas Gerais.

O MinasCoop Energia já nasce como referência, devido ao foco no âmbito social, trata-se de uma iniciativa única no país. O posicionamento estratégico do Sistema Ocemg está traduzido no projeto, ao abranger os ODS e o atingimento da Agenda 2030.

O programa atende a 10 dos 17 Objetivos, com destaque para o número 7 – Energia Limpa e Acessível, mas abarca também aqueles voltados para Parcerias e Meios de Implantação (17), Saúde e Bem-Estar (3), Trabalho Descente e Crescimento Econômico (8), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), entre outros.

Como signatário do Pacto Global, o Sistema Ocemg coopera em diferentes esferas para o atingimento dos Objetivos e este programa é mais uma ação de grande relevância que contribui com a Agenda 2030.

O projeto tem início com a energia fotovoltaica, mas a intenção é, futuramente, expandir ainda mais o programa, incentivando as cooperativas mineiras na geração de diferentes formas de energia limpa.

O programa MinasCoop Energia é reconhecido e destacado não apenas em Minas Gerais, mas em todo o mundo.

Em novembro de 2022, durante a COP 27 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Egito, o Minascoop Energia foi apresentado como modelo de ação para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

1. Ótimo retorno do investimento;

2. Redução do custo do negócio;

3. Acompanhamento das tendências de mercado;

4. Alinhamento com a agenda mundial de sustentabilidade.

  • Quantidade de cooperativas no projeto: 31

  • Cidades que possuem usinas instaladas: 40

  • Quantidade de entidades beneficiadas: 48 

  • Quantidade doada para entidades em KW/H por ano: 2.299.999,92 de kw/h por ano;

  • Número de pessoas atendidas pelas entidades beneficiadas por ano: 4.061.520

  • Valor investido na construção das usinas: R$ 35.485.792,93;

  • Potência gerada pelas usinas (KWp): 78,8 MGW

  • Quantidade de usinas: 59

  • Empregos diretos e indiretos gerados durante e depois da construção: 554

 

(Números até o momento)

Inauguradas no dia 29 de outubro duas das três usinas fotovoltaicas do MinasCoop Energia, localizadas em Cristália, no Norte de Minas. A terceira usina está sendo finalizada e fica em Botumirim, na mesma região.

Em um evento no local onde funcionará uma das usinas, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e membros do Comitê Gestor da iniciativa receberam autoridades do município e do Governo do Estado, assim como moradores e parceiros da cidade atuaram nas obras.

Ao participar do Projeto MinasCoop Energia, sua cooperativa pode impulsionar a nota no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Isso mesmo! O PDGC estimula e mensura a participação cooperativa em ações de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento social.

Algumas questões da ferramenta de autoavaliação do PDGC estão diretamente ligadas ao MinasCoop Energia. No nível Primeiros Passos, os itens 19, 20 e 21 – do critério Sociedade, analisam a relação da coop com a sociedade, especialmente no que se refere a suas instalações com influências recíprocas. São questões que abordam os processos gerenciais ligados à sustentabilidade.

As práticas incentivadas pelo PDGC propõem ações focadas no desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, os projetos da sua coop podem e devem abranger a utilização de energias renováveis, a conservação de recursos não renováveis ou mesmo contribuições para grandes temas mundiais, como as mudanças climáticas e a redução da pobreza.

As cooperativas seguem influenciando positivamente as comunidades nesse sentido e o MinasCoop Energia é ponto chave para ressaltar a excelência do setor quando o assunto é gestão sustentável.

Quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco pelo telefone 31. 3025-7120 ou pelo e-mail [email protected].

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg