Imagem - Ocemg
Portfólio

MinasCoop Energia

Programa inovador de geração de energia fotovoltaica do cooperativismo mineiro.

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, assim como conhecedor do papel do cooperativismo no atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Sistema Ocemg criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.

A iniciativa, que vem sendo estudada há algum tempo e ganhou como aliado, no final de 2020, o Governo de Minas, foca na geração de energia autossuficiente, tendo como diferencial o cuidado no âmbito social, inerente aos valores e princípios
do cooperativismo.

O programa consiste no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde em todo o Estado.

Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg contará com a parceria da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e do Sicoob Credicom, que construirão usinas para autogeração de energia e doarão uma parte da produção para a Santa Casa de Misericórdia da capital.

O MinasCoop Energia foi construído com base em três pilares:

  • Econômico: O programa visa a redução de custos e a economia de recursos. A estimativa é de que, feito o investimento inicial para construção da usina, o retorno financeiro deva acontecer em, no máximo, cinco anos.
  • Ambiental: O programa é focado na geração de energia limpa.
  • Social: O programa é voltado para suprir a necessidade energética de entidades filantrópicas de Minas Gerais.

O MinasCoop Energia já nasce como referência, devido ao foco no âmbito social, trata-se de uma iniciativa única no país. O posicionamento estratégico do Sistema Ocemg está traduzido no projeto, ao abranger os ODS e o atingimento da Agenda 2030.

O programa atende a 10 dos 17 Objetivos, com destaque para o número 7 – Energia Limpa e Acessível, mas abarca também aqueles voltados para Parcerias e Meios de Implantação (17), Saúde e Bem-Estar (3), Trabalho Descente e Crescimento Econômico (8), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), entre outros.

Como signatário do Pacto Global, o Sistema Ocemg coopera em diferentes esferas para o atingimento dos Objetivos e este programa é mais uma ação de grande relevância que contribui com a Agenda 2030.

O projeto tem início com a energia fotovoltaica, mas a intenção é, futuramente, expandir ainda mais o programa, incentivando as cooperativas mineiras na geração de diferentes formas de energia limpa.

1. Ótimo retorno do investimento;

2. Redução do custo do negócio;

3. Acompanhamento das tendências de mercado;

4. Alinhamento com a agenda mundial de sustentabilidade.

Inauguradas no dia 29 de outubro duas das três usinas fotovoltaicas do MinasCoop Energia, localizadas em Cristália, no Norte de Minas. A terceira usina está sendo finalizada e fica em Botumirim, na mesma região.

Em um evento no local onde funcionará uma das usinas, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e membros do Comitê Gestor da iniciativa receberam autoridades do município e do Governo do Estado, assim como moradores e parceiros da cidade atuaram nas obras.

Imagem - Ocemg

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg