Imagem - Ocemg

Publicações

O Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro apresenta uma radiografia completa e anual do crescimento do setor em Minas Gerais.  Aqui você encontra o ranking das cooperativas mineiras em categorias como: número de associados, empregados, receitas totais, salários médios de empregados, sobras de exercício e riqueza gerada por associados, entre outras informações que indicam o desempenho das cooperativas.

Escolha um ano:

A proposta da publicação é mostrar um portfólio com os principais produtos do setor, confirmando que as cooperativas são importantes ferramentas de desenvolvimento econômico. No catálogo estão contemplados os ramos agropecuário, produção e mineral.

Escolha um ano:

As cartilhas desenvolvidas pelo Sistema Ocemg oferecem informações completas sobre diversos assuntos de interesse cooperativista.

Cartilha da Reforma Trabalhista da CNCoop
Cartilha Sindical
Cartilha Cooperativismo e Eleições - 2014
Assembleia de Cooperativas
Cooperativismo - Primeiras Lições
Queijo Minas Artesanal
Cartilha Fundos de Cooperativas
Cooperativismo de Trabalho - Comentários sobre a Lei 12.690

O livro Histórias da Cooperação – 366 Cooperativas Brasileiras que constroem um mundo melhor, comemorativa Ano Internacional das Cooperativas, reúne histórias que contam como as cooperativas constroem um mundo melhor – uma para cada dia de 2012.

Histórias da Cooperação

A Ocemg comemorou, em 2010, 40 anos de história e celebrou o sucesso de tantos anos com uma bela publicação institucional. O livro apresenta a trajetória coletiva da entidade e reitera o compromisso com o desenvolvimento do cooperativismo mineiro.

Livro Comemorativo 40 Anos Ocemg
Livro Comemorativo 40 Anos Ocemg

Ética, transparência e respeito são bases da nossa relação com as cooperativas. É exatamente por isso que disponibilizamos todas as informações referentes às nossas atividades ao longo dos anos em nossos relatórios anuais.

Escolha um ano:

O Dia C aconteceu pela primeira vez em 2009, quando 139 cooperativas de Minas Gerais se reuniram para potencializar as ações sociais voluntárias no setor. O movimento já começou grande e o sucesso foi estendido aos anos seguintes. Em 2019, foram 278 cooperativas participantes, 42.190 voluntários envolvidos e 1.404.743  pessoas beneficiadas.

O trabalho voluntário desenvolvido pelas cooperativas mineiras, sejam elas pontuais ou estruturadas ao longo do ano, estão listadas no livro “Resultados do Dia C”, que está disponível para download no link abaixo.

Lembrete: todas as ações, pontuais ou de longo prazo, desenvolvidas no Dia C poderão ser inseridas no Balanço Social das cooperativas. Para isso, é fundamental que as atividades sejam bem organizadas e que os projetos realmente sejam diferenciais na vida das pessoas.

Escolha um ano:

Com o objetivo de detalhar o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, o trabalho de acompanhamento realizado pelo Sistema Ocemg e os resultados junto às cooperativas mineiras, bem como apresentar as boas práticas das cooperativas do Estado vencedoras do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2013 e 2015, foi lançado o Livro de Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais.

Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais - 2013 e 2015

O Plano Diretor do Sistema Ocemg foi elaborado tendo como principais referências: (1) o Mapa Estratégico do Cooperativismo – construído no âmbito do Sistema OCB, considerando o contexto do cooperativismo no Brasil, e (2) as análises, discussões e propostas produzidas durante os quatro Encontros Regionais realizados em Uberlândia (22/02/17), Belo Horizonte (07/03/17), Governador Valadares (10/03/17) e Varginha (11/04/17). Os Encontros ocorreram na Região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba – que congrega 14,5% do total de cooperativas registradas no Sistema Ocemg, na Região Metropolitana de Belo Horizonte – que congrega 31,1%, na Região do Vale do Rio Doce – com 5,6% e, por fim, na Região Sul/Sudoeste de Minas Gerais, com 16,3% do total de cooperativas registradas. Ao todo, houve participação de 104 Cooperativas e 142 dirigentes.

O Plano Diretor do Sistema Ocemg é o instrumento que direciona a agenda de desenvolvimento do cooperativismo em Minas Gerais e contém Objetivos Finalísticos e de Gestão, além de Programas e Projetos que visam orientar e organizar as ações de evolução do setor, fortalecendo a atividade cooperativista e sua valorização por parte da sociedade.

Plano Diretor 2017-2020

Aqui você vai encontrar todas as informações sobre como os recursos que o Sescoop/MG recebe são aplicados.

A transparência e o acesso à informação são dever do Estado e direito do cidadão garantido pela Constituição Federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00), pela Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09) e, mais recentemente, pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).

Navegue pelos conteúdos e conheça em detalhes tudo o que esses recursos estão ajudando a construir.

Código de Conduta Ética
Fale com o SESCOOP
  • PERGUNTAS FREQUENTES: Aqui você encontra respostas para várias perguntas. Talvez sua dúvida seja resolvida sem precisar enviar uma solicitação. Acesse aqui.
  • SOLICITAÇÕES, DÚVIDAS e RECLAMAÇÕES: Use este canal se você não sanou sua dúvida no Perguntas Frequentes ou se tem alguma reclamação a fazer. Acesse aqui.
  • CANAL DE DENÚNCIAS: Use este canal se você tem alguma denúncia de desvio de conduta ou atos ilícitos praticados por alguma pessoa ligada ao SESCOOP. Clique aqui ou ligue para 0800 006 0696.
Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg