Imagem - Ocemg
Portfólio

Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas

O Programa de Formação Técnica e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas (Educa OQS) capacita Agentes de Desenvolvimento Cooperativista (ADCs) a fim de instrumentalizá-los no que se refere ao planejamento, execução e monitoramento das ações de Organização do Quadro Social (OQS) de suas cooperativas.

O programa estimula o desenvolvimento das competências comportamentais e técnicas necessárias à implementação e aperfeiçoamento de iniciativas de OQS das cooperativas.

O programa é estruturado em cinco frentes de trabalho:

Formação Técnica em OQS

Etapa que propicia a capacitação do profissional da cooperativa para identificação, elaboração e adoção de metodologias adequadas à promoção de ações voltadas para a OQS nas cooperativas. Esse processo é realizado por meio de um curso de cinco módulos de 16 horas/aula cada, totalizando 80 horas de formação.

Visitas Técnicas às Cooperativas

Etapa de acompanhamento sistemático com as cooperativas participantes do Educa OQS. Em cada visita, a cooperativa participante recebe orientação sobre a sua atuação e é auxiliada a colocar em prática o que foi ministrado no curso.

Intercâmbio de Conhecimentos

As cooperativas participantes do programa sempre são comunicadas sobre todos os eventos realizados pelo Sistema Ocemg e convidadas para o Encontro Anual de OQS, que visa integrar as turmas para trocarem experiências e conhecimentos.

Cine Ocemg

Iniciativa que busca aprimorar a metodologia do Educa OQS, investindo na cultura, sensibilização e disseminação da doutrina do cooperativismo por meio da exibição do filme Os Pioneiros de Rochdale.

Oficinas

Iniciativa que busca, através de “gamificação” – dinâmicas inspiradas em jogos para engajar as pessoas, disseminar o cooperativismo e práticas de cooperação.

O Sistema Ocemg dispõe de uma equipe de técnicos que visitam todas as regiões do Estado para levar os produtos e serviços da instituição até as cooperativas. A partir do monitoramento, são oferecidos às cooperativas instrumentos de diagnóstico para análise e desenvolvimento da gestão.  As cooperativas podem solicitar visitas técnicas de acordo com as seguintes frentes de atuação:

Eixo Identidade – Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PAGC)

Visa assegurar a conformidade da cooperativa em relação aos princípios cooperativistas, legislação e documentos legais, como atas e fichas de matrículas. O sistema de avaliação contribui para melhorar a gestão e o desenvolvimento econômico das cooperativas participantes.

Eixo Governança (PDGC)

Auxilia as cooperativas na melhoria de seus processos de governança relativos a cooperados, assembleia geral, conselho de administração, conselho fiscal, gestão executiva, comitês e auditorias. O sistema de avaliação gera um relatório individual com um índice de conformidade, permitindo a avaliação de sua evolução com gráficos comparativos para que a cooperativa possa avaliar sua competitividade.

Eixo Gestão (PDGC)

Auxilia as cooperativas no desenvolvimento de sua gestão em relação aos critérios liderança; estratégia e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimentos; pessoas e processos. O sistema de avaliação também gera um índice de conformidade, permitindo avaliação de sua evolução, bem como gráficos comparativos para que a cooperativa possa avaliar a sua competitividade. Clique aqui para acessar o programa.

Eixo Desempenho – Programa de Acompanhamento Econômico Financeiro (GDA)

Oferece orientação sobre a visibilidade econômica do negócio através de análises individuais e setoriais dos indicadores econômicos e financeiros da cooperativa. Clique aqui para acessar o programa.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg