Imagem - Ocemg
Portfólio

Desenvolvimento Sustentável

Idealizado e realizado pelo Sistema Ocemg desde 2009, o Dia de Cooperar (Dia C) é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Tendo alcançado abrangência nacional, o Dia C tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social das comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, contribuindo com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ajudando as pessoas a transformarem suas vidas.

Realizado anualmente, o Seminário de Responsabilidade Social tem o objetivo de despertar a atenção dos representantes das cooperativas mineiras sobre o tema e seus principais aspectos, estimulando ações concretas e viáveis de voluntariado cooperativista orientadas para a construção de um mundo melhor. Na oportunidade, o Sistema Ocemg homenageia as cooperativas participantes do Dia C.

O Coopsportes – Esportes Cooperativos de Minas Gerais, criado há 15 anos pelo Sistema Ocemg, busca despertar o interesse pela prática do esporte e pelo cooperativismo, estimulando a integração de dirigentes, funcionários e cooperados das cooperativas do Estado. O torneio, que acontece de forma regional, estimula a atividade física e o trabalho em equipe. As modalidades esportivas são: futsal, futebol society, peteca masculina e feminina, tênis de mesa, vôlei de dupla masculina e feminina, truco, buraco, sinuca, dama e xadrez.

Para o Sistema Ocemg a formação cultural é entendida com parte do desenvolvimento humano e social do indivíduo. Por isso, a entidade realiza o Projeto CoopEncena e, em parceria com as cooperativas, viabiliza a realização de atrações cênicas no interior do Estado de Minas Gerais, propiciando o acesso a essas manifestações culturais para os cooperados e empregados do segmento, bem como seus familiares e amigos. Como valor agregado, os ingressos do espetáculo são trocados por alimentos, posteriormente revertidos em doações para instituições beneficentes locais.

O FIC + Feliz estabelece padrões de indicadores relacionados a saúde, qualidade de vida, relações interpessoais e sociais e outros aspectos que influenciam na felicidade individual e, portanto, no clima organizacional das cooperativas. O programa é realizado por meio da aplicação do instrumento de autodiagnóstico de felicidade individual, análises da felicidade global da cooperativa e elaboração e implantação de planos de melhorias dos índices FIC.

A Corrida da Cooperação é uma iniciativa comemorativa do Dia Internacional do Cooperativismo e busca promover a integração do setor com a sociedade. A proposta alia práticas de saúde, bem-estar e qualidade de vida a ações de Responsabilidade Social, visto que a participação é condicionada à doação de alimentos para posterior repasse a entidades filantrópicas. Realizada desde 2012, hoje está ranqueada entre as cinco maiores corridas de Minas Gerais.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg