Imagem - Ocemg
Portfólio

Educação Cooperativista e Profissional

Programas:

Descrição: propicia o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício das responsabilidades dos conselheiros das cooperativas de crédito, a partir de uma compreensão sistêmica e estratégica do negócio, do setor, da sua regulação e seu modelo de governança, com vistas ao alcance de elevados índices de desempenho organizacional e de sustentabilidade no mercado de atuação.

Público: conselheiros de Administração e Fiscal das Cooperativas do Ramo Crédito.

Carga horária: o curso está estruturado em 88h, divididas em cinco módulos (um de 24h e os demais de 16h cada).

Descrição: desenvolve conhecimentos aplicados às diversas funções gerenciais nas cooperativas, com fundamentação doutrinária e legal inerentes ao setor.

Público: dirigentes, conselheiros e gestores das cooperativas.

Carga horária: 160 horas, divididas em 10 módulos de 16h cada.

Descrição: orienta sobre o preenchimento do instrumento de autodiagnostico do PDGC e desenvolve competências para a elaboração e implantação de planos de melhoria da gestão relativos aos critérios que compõem o Programa, além de possibilitar o compartilhamento de melhores práticas com vistas à excelência da gestão.

Público: dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do instrumento de auto avaliação do PDGC.

Carga horária: 8h por módulo.

Descrição: visa melhorar as competências dos conselheiros das cooperativas do ramo saúde enquanto participantes do direcionamento estratégico desses empreendimentos, a partir de uma abordagem macroeconômica, setorial e sistêmica.

Público: conselheiros de Cooperativas do Ramo Saúde.

Carga horária: 64h divididas em 8 módulos de 8h.

Descrição: promovem a atualização dos profissionais das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Jurídico e Contabilidade em relação às melhores práticas de gestão e inovação.

Público: profissionais das áreas correlatas.

Carga horária: 8h

Programas de alta performance:

Descrição: fomenta o desenvolvimento das competências essenciais de gestão e governança aplicadas às diversas funções gerenciais e estratégias empresariais e de negócios das cooperativas.

Público: conselheiros do Sistema Ocemg, presidentes, conselheiros e diretores das cooperativas participantes do PDGC, reconhecidas no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão de Cooperativas ou com pontuação igual ou superior a 85% no último ciclo do PDGC. Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral – FDC.

Carga horária: 96h, distribuídas em seis encontros de 16h.

Descrição: visa promover a atualização permanente das lideranças participantes do Programa Lidercoop em temas relevantes para o contínuo desenvolvimento das cooperativas que já alcançaram padrões de excelência reconhecidos pelo PDGC.

Público: participantes e egressos do Programa Lidercoop.

Carga horária: 8h.

Descrição: realizado em parceria com a Universidade Católica de Lisboa, visa ao aprofundamento de conhecimentos relacionados à governança e gestão estratégica com base nas melhores práticas de empresas de classe mundial.

Público: egressos do Programa Lidercoop que tenham atingido desempenho e frequência satisfatórios.

Carga horária: 31h.

Descrição: realizado na Universidade de St. Gallen, proporciona uma formação de alta qualidade relevante e atualizada em governança, gestão e liderança.

Público: egressos do Coop Management Lisbon que tenham obtido frequência satisfatória, conforme a Universidade de St. Gallen.

Carga horária: 27h.

Descrição: objetiva apresentar os ciclos do PDGC, além de estimular os dirigentes e gestores das cooperativas mineiras a adotarem estratégias inovadoras e competitivas capazes de promover a excelência na gestão e governança desses empreendimentos.

Público: : presidentes, diretores, conselheiros e membros da alta gestão das cooperativas mineiras.

Carga horária: 8h.

Descrição: proporciona embasamento para uma gestão eficaz com o alcance de resultados positivos para a sustentabilidade das cooperativas e das comunidades nas quais estejam inseridas. Estimula estratégias e metodologias necessárias à melhor atuação junto ao quadro social, diretivo e funcional de cooperativas.

Público: dirigentes, conselheiros e funcionários de cooperativas com funções gerenciais ou que atuem na organização do quadro social.

Carga horária: 536h, distribuídas em 21 módulos.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg