Imagem - Ocemg

Seminário de Educação Política do Cooperativismo Mineiro

Data:08/05
Local: Auditório do Sistema Ocemg
Horário: 8h30 às 12h30

Público

Dirigentes e gestores das cooperativas mineiras.

Programação

8h30 – Café de boas-vindas

9h – Abertura

Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg
Tania Zanella – Superintendente do Sistema OCB

9h15 – Painel – As Relações Institucionais e Governamentais no Contexto do Sistema Ocemg
Isabela Perez – Gerente Geral do Sistema Ocemg
Geraldo Magela – Assessor Institucional do Sistema Ocemg

9h45 – Palestra – A Educação Política como Fator de Desenvolvimento Sustentável
Humberto Dantas – Cientista Político

10h45 – Painel – Eleições Municipais de 2024: O Papel dos Prefeitos e Vereadores e a Participação do Cooperativismo
Dr. Marcilio Barenco Corrêa de Mello – Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais

12h15 – Encerramento

Palestrantes

Humberto Dantas

Cientista social, mestre e doutor em ciência política pela USP, e pós-doutor em administração pública pela FGV. Professor universitário desde 1999, coordena a graduação em gestão pública na Fipe e a pós-graduação em ciência política na FESP-SP. Diretor do Movimento Voto Consciente, analista político da 4Inteligence, consultor para assuntos de relações governamentais de empresas, comentarista político da Rede Vida de TV e apresentador do Canal Um Brasil da Fecomércio. Conselheiro de organizações do terceiro setor que trabalham com educação para a democracia, tais como: Politize, Escola Comum e Fundação Konrad Adenauer do Brasil. Colunista da Revista Problemas Brasileiros e do Congresso em Foco, onde coordena o coletivo Legis-Ativo. Desde 2022 presta serviço em ações de Educação Política do sistema de cooperativas.

 

Marcílio Barenco

Marcílio Barenco Corrêa de Mello é Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais. É natural da cidade de Petrópolis/RJ. Formou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis em 2000 e em 2002 ingressou na Academia de Polícia Civil do Estado de Alagoas, por aprovação em concurso público de provas e títulos ao cargo de Delegado de Polícia Civil daquele Estado.

No mesmo ano, concluiu os cursos de Especialização, Treinamento e Formação para o cargo de Delegado de Polícia e de Operações Especiais. Foi também aprovado no concurso de provas e títulos ao cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado de Rondônia, sendo nomeado em 2003, onde declinou do ato da posse.

Inscrições