Imagem - Ocemg
Notícias

102º Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado com importantes conquistas do setor

15/07/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais de 500 convidados participaram do evento promovido pelo Sistema Ocemg em Belo Horizonte

 

A celebração do 102º Dia Internacional do Cooperativismo foi marcada por emoção, orgulho e alegria. Realizada em 11 de julho, no Minas Tênis II, na capital mineira, o evento reuniu autoridades, representantes de entidades classistas e muitos cooperativistas. A cerimônia, que aconteceu um dia após a aprovação de demandas do cooperativismo na Reforma Tributária na Câmara Federal, em Brasília, reforça a certeza de que o setor está em crescimento no país.

Na avaliação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o coop é uma ferramenta importante para redimir a humanidade. “É a certeza de que ninguém vai muito longe sozinho. Nas crises, especialmente, as cooperativas despontam como o recurso mais importante para atender à sociedade”, observa. “É por isso que digo que o cooperativismo é um modelo inovador de negócios, que trabalha o econômico com maestria para, então, conseguir trabalhar o social”.

 

Mérito cooperativista

Durante a solenidade, a Medalha do Mérito Cooperativista “Paulo de Souza Lima”, a mais alta comenda do cooperativismo mineiro, foi concedida à superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella. A condecoração, instituída em 1991, premia pessoas que se destacam no trabalho em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo. Em 2023, o homenageado foi o governador de Minas Gerais Romeu Zema.

Para Scucato, o momento não poderia ser mais oportuno, considerando que Tania esteve à frente dos debates referentes às demandas cooperativistas na Reforma Tributária. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, no dia 10 de julho e segue para o Senado. “O trabalho incansável da Tania no Congresso Nacional foi fundamental para o cooperativismo. É muito importante saber que existe uma pessoa de garra, que trabalha e apoia o setor”, avalia. “Hoje comemoramos não só o reconhecimento do cooperativismo na Reforma, mas a força da superintendente do Sistema OCB em assegurar um tratamento adequado à nossa atividade no sistema tributário”.

Após um discurso reforçando a importância das mulheres no crescimento do cooperativismo, Tania destacou que a luta não pode parar. “O cooperativismo faz parte da minha história. A homenagem que recebo se estende a tantas pessoas que me ajudaram a continuar batalhando e encontrando soluções para o nosso setor”, declara. “Conseguimos um avanço muito importante no Congresso, uma articulação liderada pelo Sistema OCB com total apoio das unidades estaduais e cooperativas. Seguiremos na luta para garantirmos que o cooperativismo seja resguardado. Não vamos deixar ninguém para trás”.

 

 

Autoridades falam da força cooperativista

Relator do texto da Reforma Tributária na Câmara Federal, o deputado Reginaldo Lopes (PT), entende que o cooperativismo é fundamental para o crescimento econômico e sustentável do país. “Para avançarmos, precisamos colocar dinheiro no bolso das pessoas. Por isso, nosso objetivo é garantir um tratamento adequado ao coop dentro da nova estrutura tributária”, explica. “Eu acredito que a atividade possa fazer o Brasil ser mais competitivo, produzir mais riqueza e gerar mais empregos. Para isso, vamos fortalecer o modelo, produzindo mais oportunidades para o povo”.

O vice-governador do Estado, professor Mateus Simões, destaca a força do modelo de negócios em Minas Gerais. “O cooperativismo cresce ao lado da nossa economia e nossa economia cresce por conta do cooperativismo”, analisa. “Além disso, o setor mineiro é destaque nacional e foi fundamental para a estruturação da atividade no país. O cooperativismo sempre teve um papel importante, principalmente nos ramos agro, crédito e saúde”.

Maninho Félix (PSD), vereador de Belo Horizonte e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) Municipal, considera que representar o setor na Câmara Municipal é uma grande satisfação. “A importância do coop para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade é enorme”, afirma. “Acredito que a atividade ainda tenha muito a contribuir e está em vasto crescimento, por isso continuarei apoiando essa caminhada”.

O presidente da CDL-BH e do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, reforça que o cooperativismo ensina muito a todas as entidades classistas. “Precisamos nos unir para colhermos bons frutos e o cooperativismo por si só já faz isso”, observa. “Tanto o Sebrae, quanto a CDL possuem um trabalho muito forte com o empreendedorismo e comerciantes, mas quando isso é feito em parceria com o cooperativismo o impacto é muito maior”.

Para a presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), Kathleen Garcia Nascimento, o cooperativismo é uma atividade fundamental para o crescimento do Estado. “Prova disso é a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, de 12,6%. Só destaca a força desse modelo de negócio. Ainda há espaço para melhorias e acredito que fortalecendo o cooperativismo, conseguiremos mais investimentos para Minas Gerais”.

 

50 anos de cooperativismo

Durante o evento, as cooperativas mineiras que completaram 50 anos em 2024 também foram homenageadas. Para o presidente da Cooperativa Agropecuária de Campos Altos (Capeca), Renato Ramalho, existe uma entidade antes e outra depois do apoio do Sistema Ocemg, a partir de 2014. “Nossa cooperativa aumentou 400% o faturamento com o apoio do Sistema Ocemg. É uma honra muito grande receber essa homenagem”, declara. “A longevidade da nossa cooperativa se dá, principalmente, devido aos nossos cooperados, que se dedicam, especialmente, nos momentos difíceis. Toda a equipe atua com muito orgulho em fazer parte dessa história”.

Emocionada com a homenagem, Daiana Campos, gerente administrativa da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Indústria de Papéis Sudeste (Credeste), afirma que o cinquentenário da cooperativa é fruto de muito trabalho, mas também do apoio dos empresários e das empresas. “O cooperativismo de crédito é muito forte e a Cresdeste conquistou uma importante influência no ramo”, observa. “Além disso, temos uma equipe maravilhosa, que se ajuda muito, além de ser participativa. Tudo isso é significativo, pois estamos ajudando essas pessoas a apoiarem suas famílias”.

O gerente de negócios da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da CBMM (Credmais), Wellington Ferreira, se diz orgulhoso da história da entidade. “Hoje agradeço a toda a equipe, mas também aos nossos fundadores que tiveram visão e força para fundar a cooperativa, algo difícil em 1974”, relata. “Toda a equipe tem muita gratidão a essas pessoas que não mediram esforços para o nosso crescimento. Não podíamos imaginar que celebraríamos nosso cinquentenário em um evento tão grandioso como este”.

Veja as fotos do evento:

102° Dia Internacional do Cooperativismo

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg