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15° CBC: conheça as pautas priorizadas em Minas para o Congresso Brasileiro de Cooperativismo

06/05/2024
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Organização promoveu encontros regionais em todo o Estado para discutir com o coop mineiro os temas propostos pelo Sistema OCB

 

Nos dias 14 a 16 de maio, cooperativistas de todo o Brasil estarão reunidos, em Brasília, para o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC). Considerado o maior evento do coop brasileiro, o encontro, promovido pelo Sistema OCB, tem como objetivo promover um debate sobre o futuro do coop brasileiro. Capitaneadas pelo Sistema Ocemg, as cooperativas mineiras estão participando ativamente desse processo de estabelecimento de novas estratégias.

Para isso, a entidade organizou oito encontros regionais no intuito de debater — com o maior número de cooperativas e cooperados — os caminhos para o fortalecimento do modelo de negócios cooperativo nos próximos cinco anos. A promoção dos encontros foi mais uma ação de compromisso com o fortalecimento do cooperativismo mineiro e nacional do Sistema Ocemg, que tem atuado como um ator de vanguarda na realização de eventos dessa natureza.

“A força do cooperativismo de Minas Gerais é reconhecida nacionalmente. E essa força vem, em grande parte, da nossa capacidade de dialogar e trabalhar juntos”, analisa Ronaldo Scucato, presidente do Sistema. “Em nossos encontros regionais, conhecemos de perto as demandas e as necessidades de cooperativas de diferentes ramos e portes. Vamos levar tudo isso para CBC “.

Participaram dos encontros regionais preparatórios para o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), 353 líderes cooperativistas de 180 cooperativas em Minas Gerais. Essas cooperativas, juntas, representam 23% do total no Estado e contribuem significativamente para a economia, movimentando R$ 66,2 bilhões, o que corresponde a 56% da economia local. Além disso, elas envolvem 64% dos cooperados e são responsáveis por 61% dos empregos gerados pelo setor cooperativista em Minas.

O congresso foi idealizado para ser um ambiente de construção coletiva do planejamento estratégico que vai reger o cooperativismo de 2025 até 2030. Além de continuar trabalhando para construir um futuro de prosperidade e geração de renda para os cooperados e suas comunidades, o objetivo é desenvolver novas estratégias para alcançar a meta estabelecida em agosto de 2022 com o Desafio BRC R$1 Tri. Essa meta visa atingir R$1 trilhão em transações financeiras, envolver 30 milhões de cooperados e gerar mais de 1 milhão de empregos diretamente pelas cooperativas até 2027. Segundo o Sistema OCB, a 14ª edição do CBC, realizada em 2019, trouxe mudanças significativas que já podem ser notadas no cenário do cooperativismo brasileiro.

 

Organização do coop mineiro

Todos os ramos do cooperativismo em Minas Gerais estiveram representados nos encontros regionais. Para Juliana Faria, diretora da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Gerais (Cogran), os debates são fundamentais para elaborar diretrizes estratégicas que guiarão o planejamento das cooperativas brasileiras nos próximos anos. “A iniciativa do Sistema Ocemg em realizar esses encontros regionais foi muito bem recebida pelos presidentes e diretores das cooperativas mineiras, pois de maneira colaborativa construímos as agendas do nosso Estado para o evento”, elogiou.

Na avaliação de José Ailton Junqueira de Carvalho, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica (Coopifor), os encontros foram altamente benéficos. “Somos milhares de cooperados e muitas cooperativas em Minas Gerais. Não é viável que todos nós participemos do CBC”, reflete Carvalho. “Reconheço esses encontros regionais como um espaço democrático, onde representantes de diversas cooperativas mineiras — independentemente do tamanho — podem se expressar e compartilhar suas opiniões”.

 

Conheça as propostas de Minas para o futuro do cooperativismo

A partir de uma pesquisa nacional realizada com a base cooperativista, ficou definido que a 15ª edição do CBC abordaria sete temas fundamentais para o futuro do nosso setor: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação. Essa esteira norteou os encontros regionais realizados pelo Sistema Ocemg, que apresentará o resultado das discussões em Brasília.

 

Confira as 21 propostas que Minas encaminhou para o Sistema OCB para serem contempladas no CBC:

 

Comunicação

  • Fomentar a comunicação sistêmica digital do cooperativismo.
  • Estimular a divulgação dos resultados do cooperativismo para a sociedade e dos impactos do nosso modelo de negócios na vida dos cooperados
  • Fortalecer as campanhas nacionais de divulgação do cooperativismo (movimento SomosCoop)

 

Cultura Cooperativista

  • Promover o desenvolvimento da consciência cooperativista do cooperado a partir de casos de sucesso/depoimentos mostrando que sua cooperativa atua dentro da Lei.
  • Estabelecer um pacto sistêmico para a preservação da identidade cooperativista e sua essência.
  • Implementar programas de sucessão nas cooperativas

 

ESG

  • Promover a educação continuada sobre ESG para construção de um futuro sustentável para as próximas gerações.
  • Fomentar a criação de linhas de crédito específicas e de menor custo para o desenvolvimento de projetos ESG.
  • Ampliar a participação das mulheres nos conselhos e negócios das cooperativas.

 

Inovação

  • Fomentar a criação de equipes especializadas em inovação nas cooperativas.
  • Promover parcerias com escolas, startups, fábricas de software e hardware de forma a minimizar os custos operacionais.
  • Promover programas de capacitação para desenvolvimento de equipes inovadoras.

 

Intercooperação

  • Promover a formação e capacitação de gestores e cooperados sobre o tema intercooperação.
  • Promover a criação de redes compartilhadas de compras visando a redução nos custos.
  • Fomentar o relacionamento e construção de confiança mútua entre as cooperativas, fazendo com que a intercooperação se torne um diferencial competitivo.

 

Negócios

  • Promover educação continuada para os dirigentes e gestores relacionados ao negócio da cooperativa.
  • Fomentar a cultura da intercooperação para ganho de escala nos negócios.
  • Promover a tomada de decisões baseadas na análise de cenários (dados)                              

                             

Representação

  • Fortalecer as entidades representativas do cooperativismo.
  • Desenvolver ações de relações públicas/assessoria de imprensa junto às mídias para divulgar a importância do cooperativismo.
  • Promover capacitação continuada de forma a preparar os representantes do cooperativismo na atuação junto aos três poderes e demais instâncias representativas.
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