Imagem - Ocemg
Notícias

15º CBC: projetando um futuro mais coop

16/05/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Líderes e representantes de 110 cooperativas mineiras estiveram presentes no maior evento do cooperativismo brasileiro, que aconteceu em Brasília.

 

Cerca de 3 mil lideranças e representantes de cooperativas de todo o Brasil estiveram reunidos, em Brasília, no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) — principal evento do coop brasileiro. E Minas Gerais esteve muito bem representado nesse encontro com uma delegação de 135 cooperativistas de 110 coops do Estado.

“Levamos representantes de todos os ramos do cooperativismo para o CBC, em Brasília”, explicou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “A missão desse grupo foi defender a inserção das pautas das cooperativas mineiras no planejamento estratégico do cooperativismo que será construído durante o Congresso. O documento definirá os rumos do coop brasileiro nos próximos cinco anos (2025-2030)”.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu o evento com um agradecimento especial ao trabalho realizado pelas 27 Organizações Estaduais do cooperativismo brasileiro. “Nós estamos reunidos em um momento ímpar do cooperativismo”, elogiou o anfitrião do evento. “Vocês fizeram do coop um movimento próspero e inovador,  que respeita e ouve cooperativas de todos os ramos, tamanhos e sotaques. Agora, chegou a hora de trabalharmos juntos, mais uma vez, para desenhar o futuro que queremos para o coop brasileiro.”

Márcio destacou que o principal desafio do CBC foi unificar a visão de futuro das cooperativas brasileiras. “Mas como vamos falar de um futuro único para 5 mil organizações tão diferentes entre si?”, questionou. “Eu aprendi com Ronaldo Scucato, do Sistema Ocemg, que não é nosso papel mexer nas questões internas das cooperativas. Mas a gente deve ajudar, sim, a definir rumos mais amplos; a dar um norte para todo mundo caminhar. Precisamos ter coragem e ousadia para fazer um futuro mais coop.”

 

AUSÊNCIA

Durante a abertura do evento, todas as autoridades presentes no CBC fizeram questão de mencionar a tragédia vivida no Rio Grande do Sul, que até o momento provocou 147 mortes e desalojou mais de 538 mil pessoas. 

 “A comitiva gaúcha cancelou sua vinda a Brasília porque a situação no estado é calamitosa. Dezenas de cooperativas riograndenses entraram em contato conosco para informar que perderam tudo: não só a produção, mas os maquinários e a infraestrutura”, lamentou Lopes de Freitas. 

Felizmente, no cooperativismo, não falta união e solidariedade. “Antes mesmo de eu falar com a base, o pessoal de Minas Gerais me ligou oferecendo ferramentas”, contou o presidente do Sistema OCB. “E esse tipo de doação é importante porque as pessoas vão precisar consertar seus maquinários depois que as águas baixarem. As cooperativas do Paraná também ligaram oferecendo caminhões para levar doações. O coop está mobilizado para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.”

Para organizar as doações, o Sistema OCB e o Sistema Ocergs — do Rio Grande do Sul — lançaram a campanha Recupera RS em parceria com cooperativas e entidades de representação de todo o Brasil (veja quadro). “Vamos fazer o nosso melhor para ajudar nossos amigos gaúchos porque foi lá, no Rio Grande do Sul, que os primeiros pinheirinhos do cooperativismo brotaram”, concluiu.

Saiba como fazer doações para a Recupera RS

 

Reconstrução de casas e infraestrutura

Sicredi – Chave PIX: [email protected] | Favorecido: Fundação Sicredi

Sicoob – Chave PIX: CNPJ (07.147.834/0001-73) | Favorecido: Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Social

Cresol – Chave PIX: CNPJ (24.103.717/0001-27) | Favorecido: Projeto Amigos do Bem

Unicredi – Chave PIX: [email protected] | Favorecido: Instituto Unicred Geração

 

Compra de alimentos e bebidas

Chave PIX: [email protected] | Favorecido: Fecoagro

 

Doação de medicamentos e material médico-hospitalar

Chave PIX: CNPJ (08.969.474/0001-58) | Favorecido: Instituto Unimed RS

 

 O QUE FOI DEBATIDO NO CBC?

A partir de pesquisa nacional realizada com a base cooperativista, ficou definido que a 15ª edição do CBC abordaria sete temas fundamentais para o futuro do nosso setor. São eles:

Comunicação — Como promover o cooperativismo, seus valores e diferenciais, como uma alternativa viável para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações?

Cultura Cooperativista — Como disseminar e dar concretude aos princípios e valores cooperativistas, entre cooperados e empregados.

ESG —  Como o cooperativismo pode incorporar e contribuir para a adesão à agenda ESG, com impacto em todas as partes interessadas localmente, no Brasil e no mundo?

Inovação —  Como promover uma mudança disruptiva no cooperativismo por meio da inovação, tornando-a um fator de diferenciação nos mercados?

Intercooperação — Como desenvolver estratégias eficazes de intercooperação para maximizar os benefícios intrínsecos e mercadológicos dessa prática?

Negócios — De que forma podemos consolidar e potencializar os resultados financeiros das cooperativas, para manter seus negócios perenes e saudáveis e proporcionar prosperidade aos cooperados?

Representação Institucional — De que maneira podemos fortalecer e ampliar a representação do Movimento Cooperativista junto aos Três Poderes, a fim de defender os interesses das cooperativas em todos os setores, nas esferas federal e estadual?

Como nas edições anteriores, as proposições aprovadas pelos congressistas no CBC servirão de base para o planejamento estratégico do Sistema OCB 2025-2030. O documento serve de norte para as estratégias das cooperativas e demais órgãos e instâncias de apoio ao cooperativismo.

 

O QUE FOI DITO NA ABERTURA DO CBC?

 

 VISÃO DE MINAS

O Sistema Ocemg organizou os pleitos das cooperativas mineiras para o CBC durante oito encontros regionais realizados no primeiro trimestre de 2024 nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Montes Claros, Unaí, Divinópolis, Varginha, Uberlândia, Manhuaçu e Governador Valadares. 

Aberto a todas as cooperativas, esses encontros tiveram dois objetivos: engajar o maior número possível de cooperativistas ao CBC e levantar as demandas prioritárias das cooperativas mineiras para os próximos anos. Vale destacar: todos os sete ramos do cooperativismo participaram da elaboração das diretrizes, com destaque para os ramos Crédito e Agropecuário que, juntos, representam 70% do total das cooperativas presentes nesses encontros. 

“A iniciativa do Sistema Ocemg foi muito bem-vista pelos presidentes e diretores de cooperativas mineiras porque, de forma coletiva, nós construímos as pautas do nosso Estado para o evento”, elogiou Juliana Faria, da Cogran —cooperativa formada por produtores rurais, da região de Pará de Minas, interior do Estado. 

Para José Ailton Junqueira de Carvalho, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica Ltda (Coopifor), os encontros regionais realizados pelo Sistema Ocemg foram extremamente positivos. 

“Somos milhares de cooperativas e de cooperados aqui em Minas Gerais. Não é viável que todos nós participemos do CBC”, reflete Carvalho. “Reconheço esses encontros regionais como um espaço democrático, por meio do qual representantes de várias cooperativas mineiras — grandes ou pequenas — podem se expressar e colocar suas opiniões”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg