Imagem - Ocemg
Notícias

1ª etapa classificatória do Coopsportes reúne cerca de 300 pessoas em Belo Horizonte

15/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Disputa terá 5 classificatórias até a grande final, que acontece em setembro, também na capital mineira

 

Cerca de 300 pessoas participaram da primeira etapa classificatória da 20ª edição do Coopsportes, evento organizado pelo Sistema Ocemg com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre cooperativas, incentivar metas coletivas, enriquecer vidas e fortalecer o companheirismo. Onze cooperativas marcaram presença, representando Belo Horizonte e mais seis cidades da Região Metropolitana, em um dia repleto de diversão e intercooperação.

A solidariedade também é destaque na competição. Durante as classificatórias, a organização do evento promove uma campanha de doação de alimentos entre os participantes. No dia 13, foram arrecadados 300 quilos de donativos que serão entregues à Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Ao longo dos 20 anos do Coopsportes, foram coletados mais de 21 mil quilos de alimentos, beneficiando diversas instituições de caridade. O evento já contou com a participação de mais de 590 cooperativas, envolvendo mais de 11 mil atletas e alcançando 329 cidades.

O torneio é composto por cinco etapas classificatórias, nas quais os dois primeiros colocados avançam para a grande final. A etapa do dia 13 foi a primeira da temporada. Além dessa, no dia 11 de maio, Poços de Caldas sediará a próxima eliminatória, evento que também deve receber cerca de 300 pessoas. Em seguida, será a vez de Ipatinga, no dia 15 de junho, e Uberaba, no dia 29 de junho, receberem suas respectivas seletivas. Finalizando, Belo Horizonte será palco de mais uma classificatória no dia 31 de agosto. A grande final está agendada para os dias 21 e 22 de setembro, também na capital mineira.

O Coopsportes é dividido em 13 modalidades: Futebol Society, Futsal, Vôlei Trio Feminino, Vôlei Trio Masculino, Peteca Feminino, Peteca Masculino, Queimada Feminino, Tênis Livre (Feminino, Masculino ou misto), Truco Livre, Xadrez Livre, Dama Livre, Buraco Livre e Sinuca.

A analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg e responsável pelo Coopsportes, Cláudia Mello, destaca a importância do evento na promoção do espírito de equipe e intercooperação. “Quando as equipes competem juntas, elas se conhecem e compreendem melhor o trabalho umas das outras, tudo isso em um ambiente diferente do habitual”, ressalta. “Para nós, é gratificante ver as equipes se organizando, formando caravanas e se empenhando para participar com responsabilidade e alegria”.

Ela destaca que o Coopsportes também gera um impacto positivo dentro das cooperativas. “Temos equipes menores que participam de duas ou três modalidades. Por outro lado, há entidades que inscrevem até 50 pessoas em todas as categorias”, explica. “Com isso, colaboradores que não tiveram a oportunidade de se conhecer dentro das cooperativas passam a estabelecer uma relação amigável, impulsionada pelo esporte. Essa mobilização é fundamental para o trabalho em equipe e também contribui para a saúde física e mental dos cooperados”.

 

Diversão e boa energia

A intercooperação e o networking promovidos pelo Coopsportes foram aspectos que chamaram a atenção da equipe do Sicoob Credisete, de Sete Lagoas. Thaís Alves, Educadora Corporativa da cooperativa, relata que a equipe se preparou durante dois meses para participar das classificatórias. “Estamos no quarto ano de competição e nossa expectativa é mostrar aos colaboradores e cooperados o que temos feito para atrair novas pessoas para a cooperativa”, destaca. “Além disso, a participação serve como um grande estímulo para a equipe, que se une em um momento de energia positiva e muita alegria”.

Estreando no evento, o Sicoob Crediesmeraldas, de Esmeraldas, trouxe para o Coopsportes uma prática já adotada dentro da cooperativa: o esporte como forma de relaxamento e diversão entre os colegas de trabalho. “O futebol é o nosso momento de descontrair do trabalho e, ao mesmo tempo, nos aproxima cada vez mais como equipe”, explica Ivo Bibiano, supervisor contábil da cooperativa. “Decidimos participar do torneio para representar nossa cidade e é uma sensação incrível estar aqui, conhecendo novas pessoas, contribuindo com as doações de alimentos e fazendo parte deste evento tradicional”.

Participando da queimada feminina e do truco, a equipe da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) optou por se envolver principalmente pela diversão. “Estar junto da nossa equipe, sem a rotina de trabalho que às vezes é tão estressante e cansativa, é muito importante”, explica Eliene Otoni, analista de serviços da Federação. “É uma atividade diferente que nos lembra da importância de cuidar de nós mesmas. Muitas de nós tínhamos o hábito de praticar esportes quando éramos mais jovens e isso foi deixado para trás. Sentimos que era o momento de retomar. Participar da vigésima edição do Coopsportes é um privilégio, e saber que podemos incentivar outras pessoas a fazer o mesmo é motivo de muito orgulho”, conclui.

 

📷 Confira os registros do evento.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg