Contribuir para a melhoria do Índice Sescoop de Gestão (ISG) a partir do fortalecimento dos processos gerenciais das cooperativas participantes do PDGC. Esse é o foco do Programa de Aprimoramento de Processos de Gestão das Cooperativas (AprimoraCoop) – iniciativa inédita do Sistema Ocemg, cujo primeiro módulo foi realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro.
Na oportunidade, estiveram presentes 22 dirigentes, presidentes e funcionários de cooperativas participantes do PDGC em Minas.
Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, frisou que o PDGC é foco constante da organização. “Minas lidera em participação no programa e em reconhecimento no Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. Isso acontece porque as cooperativas e, principalmente, as lideranças, abraçaram esse projeto”, ressaltou.
Os temas Fundamentos da Governança Cooperativa e Liderança direcionaram as atividades e foram abordados pelo instrutor Roberto Marchelli. Segundo ele, a governança tem objetivo de gerar confiança no mercado. “É preciso que ela seja internalizada na cooperativa, ou seja, que todo o quadro funcional coloque em prática os princípios da governança”, frisou.
No conteúdo programático foram contemplados assuntos como Cooperados e Assembleia Geral; Os Papéis da Liderança na Dinâmica; Funções Gerenciais da Liderança, entre outros.
“Vimos buscar entender melhor o preenchimento da ferramenta do PDGC, bem como incorporar mais ensinamentos aprendidos em aula no nosso cotidiano, melhorando, cada dia mais, o relacionamento com o cooperado, passando o conhecimento que adquirimos para a equipe”, explica a presidente do Sicoob Coopjus, Regina Dineli.
Para Cenyldes Moura, presidente da Calu, de Uberlândia, o que o motivou a participar do Aprimoracoop foi a intenção de reforçar os princípios cooperativistas. “Precisamos pensar no cooperado, que é a principal razão da nossa existência. Com a aplicação desses valores cooperativistas, eles sentirão interesse em participar de uma organização que vai valorizá-los”, complementou.