O Sicoob Central Crediminas realizou no dia 12 de junho, no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, solenidade para celebrar seus 35 anos de fundação. O evento reuniu autoridades mineiras, presidentes e diretores de cooperativas singulares filiadas e representantes do Centro Cooperativo Sicoob.
Compuseram a mesa o anfitrião, João Batista Bartoli de Noronha, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas; o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões; o presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob, Miguel Ferreira de Oliveira; o diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada; o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, entre outros.
Em seu discurso, Noronha agradeceu aos ex-presidentes, reconheceu o trabalho e o pioneirismo das cooperativas fundadoras, enalteceu a dedicação de empregados, diretores e parceiros estratégicos. O dirigente apresentou importantes números alcançados e a posição de destaque da Central no Sicoob nacionalmente. “Nosso Sistema é composto por 72 singulares, que ao longo desse tempo construíram uma Central forte e sólida. Graças à dedicação e ao empenho dos nossos mais de 10 mil empregados, conseguimos, com ética e uma atuação comprometida com os mais de 1,2 milhão de cooperados, levar justiça e inclusão financeira às comunidades onde estamos presentes”, frisou.
Já o vice-governador do estado de Minas Gerais, professor Mateus Simões, que declarou ser cooperado do Sicoob, destacou a relevância do modelo cooperativista e discorreu sobre como o cooperativismo de crédito, em especial, apresenta um excelente desenvolvimento dentro do setor. “Acredito que cooperativismo de crédito tem condições de ensinar ao ambiente interno nacional, pela qualidade dos serviços e pela complexidade do sistema que colocamos a serviço dos associados. Acredito que o cooperativismo de crédito atualmente sirva de inspiração e farol para aquilo que a gente tem de esperar para o futuro do cooperativismo como um todo”, refletiu o vice-governador.
Sessão Solene na CMBH
No dia 13 de junho, por indicação e autoria do vereador Maninho Félix, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop-BH), o Sicoob Central Crediminas recebeu, em sessão solene na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o diploma de Honra ao Mérito pelos 35 anos de fundação.
Prestigiaram o evento, entre outros convidados, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, presidente da Frencoop-MG; o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela; e o empregado mais antigo da cooperativa, Sávio Domingos Ascendino, representando os colegas do Sicoob Central Crediminas.
Trajetória
A história do Sicoob Central Crediminas começou em 21 de junho de 1988. Naquela circunstância, o momento político-econômico era adverso, com superinflação, altas taxas de juros e grande dívida externa gerada por governos anteriores. Nesse pano de fundo, e com inúmeros desafios, foram fundadas as cooperativas de crédito rurais singulares, que em pouco tempo dariam origem ao Sicoob Central Crediminas.
Constituído primeiramente como Comissão de Crédito Rural da Ocemg, depois como Associação das Cooperativas de Crédito Rural do Estado de Minas Gerais e, posteriormente, como Central de Crédito Rural de Minas Gerais, o Sicoob Central Crediminas é hoje uma instituição cooperativa de 2º grau do Sistema Sicoob, responsável pela coordenação e pela centralização dos processos operacionais e de representação das suas 72 cooperativas singulares filiadas.