Imagem - Ocemg
Notícias

Ocemg: 53 anos a serviço do coop mineiro

12/09/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Setembro é mês de aniversário da Ocemg, exemplo nacional de defesa,  orientação e inovação em prol das cooperativas

 

Minas Gerais é referência nacional em cooperativismo. O Estado registra atualmente 779 cooperativas, movimentando 12,8% do total de riquezas produzidas na região. Hoje, quatro em cada dez mineiros têm sua vida impactada positivamente pelo coop — um modelo de negócios em franca expansão, que conta com o apoio e o reconhecimento do Governo de Minas Gerais, instituições públicas e privadas, e lideranças de todo o Brasil. Tanta pujança é fruto do trabalho conjunto e sinérgico das cooperativas e do Sistema Ocemg — entidade que representa, capacita e defende os interesses do cooperativismo mineiro.

Neste mês de setembro, a instituição que deu origem ao Sistema Ocemg está em festa.  A Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) completou 53 anos à serviço da cooperação.

“Todos nós, do Sistema Ocemg, temos muito o que celebrar. É uma honra estarmos presentes no dia a dia de tantas pessoas. Gente que encontrou no cooperativismo uma forma diferente de viver e de ganhar a vida, unindo o desenvolvimento econômico com o bem-estar social”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, um belo-horizontino que ingressou muito cedo no cooperativismo  e hoje é um dos líderes mais respeitados do coop nacional.

Scucato destaca o orgulho de ter trabalhado pela criação da Casa do Cooperativismo Mineiro, em 1970, e por hoje presidir a instituição — reconhecidamente uma das organizações cooperativistas mais atuantes, propositivas e inovadoras do Brasil.

“O Sistema Ocemg, de fato, inspira e é exemplo para o crescimento e o fortalecimento do cooperativismo em todo o Brasil”, endossa a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. “A Casa do Cooperativismo Mineiro é uma instituição fundamental para o alcance dos objetivos e metas do nosso modelo de negócios para o futuro. Minas Gerais tem um potencial incrível para a cooperação, e temos a certeza de que a contribuição do Sistema Ocemg vai continuar a apresentar resultados surpreendentes para o coop”.

Para entender melhor a importância do Sistema Ocemg para o cooperativismo, basta dizer que a entidade é berço de alguns dos programas e iniciativas mais importantes do setor no país. E é essa história que vamos contar para você, a seguir:

Pioneirismo com a Benção do Papa 

O principal programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, o Dia C – Dia de Cooperar, nasceu aqui, em Minas Gerais, em 2009. “Até o Papa Francisco abençoou a iniciativa”, destaca Ronaldo Scucato, referindo-se ao encontro, em 2019, com o Sumo Pontífice na conferência papal realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, evento em que o religioso abençoou o cooperativismo por meio do projeto.

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e construído para dar mais visibilidade às transformações sociais geradas pelo cooperativismo, o Dia C ultrapassou as fronteiras do nosso Estado e, desde 2015, é realizado nacionalmente, com a chancela do Sistema OCB.

“O Dia de Cooperar é um programa de caráter contínuo, que mobiliza as cooperativas para contribuírem com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua”, explica Scucato, um dos idealizadores do projeto. “Todos os anos, no Dia Internacional do Cooperativismo, fazemos uma mobilização nacional para apresentar à sociedade um pouco do que o coop está fazendo para construir um mundo melhor. Mas o programa Dia C acontece, de fato, durante o ano inteiro.”

Vale destacar: desde o seu lançamento, em 2009, o Dia de Cooperar (Dia C) já beneficiou mais de 14 milhões de pessoas e reuniu mais  de 490 mil voluntários em Minas Gerais. No Brasil, são mais de um milhão de voluntários envolvidos no projeto e 26 milhões de pessoas beneficiadas.

  Frases

“É imprescindível destacar a importância do Dia C, uma vez que o projeto enfatiza a relevância do trabalho voluntário e a Casa do Cooperativismo Mineiro sempre se posicionou engajada com o voluntariado e com outras ações que gerem impactos positivos na vida das pessoas”

Urias Geraldo de Sousa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Divicred

“A realização do Dia C contribui muito para o desenvolvimento da nossa região, na Lagoa do Prata. É uma ação que está cada dia mais em evidência e se concretiza como um instrumento essencial para divulgação da força do cooperativismo.”

Flávio Vaz de Lima, presidente do Sicoob União Centro Oeste,

Curiosidade

O Dia C foi apresentado internacionalmente ao cooperativismo em três oportunidades: em 2017, em audiência da ONU, em Nova York, e também na Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Kuala Lampur, na Malásia; e em 2019, durante a Centenary  Conference of the Cooperative College, em Rochdale, Inglaterra, berço do cooperativismo no mundo.

Parceria Inédita com a ONU 

Em 2018, o Sistema Ocemg foi a primeira Organização Estadual cooperativista a assinar o Pacto Global, iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social e sustentabilidade alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 Proatividade na Pandemia

Durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, o Sistema Ocemg foi mais uma vez pioneiro ao adaptar, em tempo recorde, os cursos que ministrava para as cooperativas do presencial para a modalidade online. Objetivo? Garantir que os participantes não perdessem os conteúdos das aulas, mantendo o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o controle da Covid-19.

 Protagonismo na geração de Energia Limpa

Desde 2020, a Casa do Cooperativismo Mineiro coordena o MinasCoop Energia, programa que incentiva as cooperativas a construírem usinas fotovoltaicas para a autogeração de energia em suas unidades, com a doação de parte da produção a instituições filantrópicas mineiras. No total, houve um investimento de R$ 30 milhões para a instalação de 52 usinas fotovoltaicas em 34 municípios mineiros.

Todos os meses, essas usinas produzem 6,56 megawatts de energia, permitindo que as cooperativas participantes não só zerem as suas contas de energia elétrica, mas também doem o excedente gerado para 45 instituições filantrópicas, impactando a vida de quatro milhões de pessoas todos os anos.

 Formação de Lideranças 

O Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) é realizado pelo Sistema Ocemg desde 2015, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o Financial Times 2023.

Possui a proposta de fomentar o desenvolvimento das competências essenciais de gestão e governança aplicadas às diversas funções gerenciais e estratégicas empresariais, bem como de negócio das cooperativas.

De acordo com o presidente da Casa do Cooperativismo mineiro, Ronaldo Scucato, o Lidercoop contribui para o crescimento econômico e para o aprimoramento da gestão das cooperativas, para manter as organizações sustentáveis do ponto de vista financeiro, o que refletirá as práticas em benefício da sociedade.

Fic+Feliz

Se o desenvolvimento econômico do Brasil é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), no cooperativismo ele pode ser avaliado pela Felicidade Interna Bruta (FIB) — indicador de resultado do Programa Felicidade Interna das Cooperativas (FIC), aplicado pelo Sistema Ocemg desde 2014 com o intuito de mensurar e promover a satisfação dos empregados e cooperados das cooperativas mineiras.

“O programa busca gerar condições para que toda a cooperativa, dirigentes e empregados, tenham um ambiente favorável para desempenhar suas atividades com leveza”, ressalta Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.

A partir da participação e realização do FIC na cooperativa, cada pessoa responde um questionário sigiloso, em que apenas duas pessoas têm acesso – o próprio respondente e um colaborador do Sistema Ocemg, que não conhece o quadro funcional e social da cooperativa. Após análise e tabulação dos dados, esses questionários são deletados e é gerado o Índice Geral de Felicidade da cooperativa. A partir desses indicadores é elaborado um plano de ação.

“Nesta hora, a área de Gestão de Pessoas é essencial na cooperativa, porque trabalhará este plano validando com a diretoria, envolvendo os colaboradores com vistas a desenvolver ações que vão melhorar as condições individuais e coletiva”, explica Sayar. Mais de 50 coops já participaram do programa e há mais 36 em lista de espera.

Quem está representado pelo Sistema Ocemg

  • 779 cooperativas;
  • 54.535 empregados;
  • 2,8 milhões de cooperados.

“Trabalhamos com afinco e entusiasmo todos os dias para manter projetos importantes e para levar novidades e soluções às nossas cooperativas. A ideia é que elas estejam sempre em posição de destaque no cenário nacional. Temos muito orgulho da evolução e dos resultados apresentados até aqui”, pontua Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg