Imagem - Ocemg
Notícias

A força feminina no coop

11/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A participação ativa e engajada das mulheres no cooperativismo tem papel fundamental na promoção da equidade de gênero e na construção de comunidades mais justas e sustentáveis. Em Minas Gerais, elas representam a maioria no quadro funcional das cooperativas, 53,6%, segundo o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. São 929,4 mil cooperadas no total de 2,8 milhões. Por isso, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, apresentamos uma matéria sobre o protagonismo feminino no cooperativismo.

“Minha história neste ramo só aconteceu pela força que minha mãe e minha avó me deram durante toda a minha vida”, recorda o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Quando pensei em desistir, elas não deixaram. Com muito esforço pagaram meus estudos, por isso, faço questão de, diariamente, valorizar a presença das mulheres no setor”.

A valorização feminina é realidade no Sistema Ocemg. A Casa possui cinco das 10 gerências ocupadas por mulheres: a gerente-geral e de Relações Institucionais, Isabela Pérez, a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Vitória Drumond, a gerente de Comunicação Institucional, Juliana Gomes, e a gerente de Gestão de Pessoas, Andréa Mol.

 

Proatividade feminina

Isabela Pérez, por exemplo, ocupa o cargo de gerente-geral na instituição. O início da sua jornada cooperativista foi como advogada, em 2009. Em seguida, passou a atuar na Assessoria da Presidência. Com a criação da Gerência Institucional, assumiu o novo cargo em 2020. Desempenhando o trabalho com excelência, dois anos depois, assumiu mais uma atribuição, a de gerente-geral do Sistema Ocemg.

Ela lembra que toda mulher tem competência natural para atuar em cargos de liderança. “Isso é defendido pela presidência do Sistema Ocemg, que valoriza a igualdade e faz questão do apoio feminino”, mostra. “Em minha trajetória, a Casa sempre oportunizou capacitações, tanto nacionais, quanto internacionais, para que eu me apropriasse de todas as habilidades possíveis para assumir os desafios durante a caminhada”, afirma em tom de gratidão.

Dentro do cooperativismo, Isabela observa que as mulheres têm uma produção ativa. “Conseguimos ser proativas e trabalhar em harmonia com a equipe. Trabalhamos com dinamismo nas situações, de forma prática, atenta aos detalhes, além de trazermos a leveza em nosso trabalho”.

 

Elas cooperam

“Quando comecei a compreender a essência do cooperativismo, vi o quanto o setor é especial por investir na comunidade e estar sempre em equilíbrio nas relações de negócio, atuando com responsabilidade social, igualdade e transparência”.

Brunna Fernandes, agente-administrativo do Sicoob União Central

 

“Temos uma responsabilidade muito grande de promover ainda mais essa diversidade de gênero e motivar cada dia mais mulheres a abraçarem essa causa. Nosso papel tem crescido dentro do cooperativismo e vejo a movimentação do próprio setor para que a gente ocupe cada vez mais espaço”.

 Izabella Souza, analista de Investimento Social do Sicoob Credivale,

 

“Precisamos de coragem para cumprirmos nossa missão nesse mundo, sem esquecermos de que não estamos sozinhas, pelo contrário, fazemos parte de uma rede de mulheres fortes, corajosas e resilientes”.

Juliana Lemos Faria, diretora da Cogran

 

“O cooperativismo é um estilo de vida. Nosso modelo de negócios transforma nossa forma de enxergar o mundo e nos dá esperança de um futuro melhor para toda a sociedade. O Comitê de Mulheres Cooperativistas demonstra a preocupação do Sistema Ocemg com a atuação ativa das mulheres no cooperativismo”.

Christiane Ferreira, assessora executiva da Unimed Circuito das Águas.

 

“Temos a capacidade de agregar, sensibilizar e liderar com amor e carinho, portanto tragam suas dúvidas, sugestões e críticas para o Comitê de Mulheres. Seus anseios podem aprimorar mais o nosso sistema e inovar para construirmos algo maior e melhor”

Cáthia Rabelo, diretora presidente da Fencom

 

Comitê

Para reforçar esse tema na pauta do coop, o Sistema Ocemg criou, em abril de 2022, o Comitê de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais. O objetivo é propor propostas que estimulem e disseminem a participação e o protagonismo feminino no cooperativismo mineiro.

 

Só para elas

O Encontro de Mulheres 2024 será realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no grande Hotel Termas de Araxá. Entre os temas abordados, está a promoção da igualdade de gêneros nas cooperativas. 

 

Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional

“As possibilidades de independência econômica e participação na ação coletiva que as cooperativas oferecem não beneficiam apenas as mulheres, mas toda a comunidade: estas dinâmicas podem transformar a mentalidade coletiva e impactar as gerações futuras”

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg