O Papel da Educação Corporativa no Desenvolvimento Humano e das Cooperativas foi o tema da Webinar OnCoop realizada no dia 13 de agosto. O tema também contextualizou o cenário de pandemia, que acelerou a adaptação das cooperativas, organizações e empresas que primam por conteúdos de formação e capacitação em ambiente digital com vistas na qualificação das equipes para o desenvolvimento do negócio.
O projeto Oncoop do Sistema Ocemg recebeu especialistas no assunto, como a doutora em Administração e Especialista em Educação Corporativa, Marisa Eboli; a diretora de Educação e Inovação da Fundação Dom Cabral (FDC), Roberta Campana; e a superintendente de Educação Corporativa do Sicoob, Tatiana Matos.
O papel dos líderes no engajamento e acompanhamento da educação corporativa nas organizações foi destacado pela especialista Marisa Eboli, que frisou que “sem que a liderança se responsabilize pelo processo de capacitação das equipes, esse processo corre o risco de não dar certo, não ser efetivo”.
Já Campana falou sobre o processo de formação em meio digital e como este ambiente permite às organizações “romper fronteiras, ou seja, é possível trazer professores de qualquer lugar do mundo para uma aula; bem como proporciona uma maior colaboração e convida para um maior protagonismo; além de facilitar a documentação dos resultados e geração de inteligência de dados”.
O exemplo da educação corporativa na prática foi apresentado por Tatiana Matos, que falou sobre a Universidade Sicoob, “precisamos traduzir para todos os nossos profissionais a essência do nosso modelo de negócios para que consigamos gerar uma percepção de marca como nosso maior ativo sistêmico e isso não tem como ser feito sem o apoio da educação”. Ela contou ainda que a Universidade sabia trabalhar com ensino à distância, porém sem que as aulas fossem ao vivo. Portanto, a entidade está se adequando ao atual cenário. Segundo ela, enquanto em 2019, 241 mil pessoas fizeram cursos da universidade, em 2020 já são quase 300.000.